Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Conheça as tendências para o turismo e a hotelaria em 2024

Compartilhe:

Mais um ano está chegando ao fim e os profissionais de turismo e hospitalidade precisam estar atentos às mudanças do setor, adequando seus serviços e estrutura para seguir atendendo às expectativas dos viajantes. Compreender as mudanças – que, aliás, estão acontecendo cada vez mais rapidamente – no perfil e nos anseios deles é crucial para oferecer um serviço de qualidade e, consequentemente, fidelizá-los.

Para ajudar os gestores a planejarem os próximos passos, listamos cinco tendências para o turismo e a hotelaria em 2024. Confira:

1- Turismo do sono
O turismo de bem-estar surgiu na pandemia e segue em alta. No entanto, o conceito está assumindo novas formas. A novidade da vez é o turismo do sono. Spas e hotéis já oferecem programas para ensinar os hóspedes bons hábitos na hora de dormir – uma espécie de concierge do sono, apoiado em técnicas e tecnologias que ajudam a promover uma noite reparadora.

A tendência vem ganhando força devido à rotina corrida e ocupada das pessoas, que relatam ter cada vez mais dificuldade para dormir bem. Tanto que, segundo pesquisa da Booking.com, 58% dos brasileiros que desejam viajar em 2024 pretendem fazer as malas para se concentrar no sono.

2- Inteligência Artificial cada vez mais presente
Assim como em outros setores da economia, a IA (Inteligência Artificial) promete transformar o turismo e a hotelaria. De um lado, 62% dos brasileiros confiam na tecnologia para planejar suas viagens, diz pesquisa da Booking.com. Do outro, chatbots combinados com machine learning estão ajudando meios de hospedagem a prestar um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes, disponível 24 horas por dia, sete dias na semana.

3- Experimentando o luxo
O turismo de luxo também não é uma tendência nova, mas está ganhando adeptos. As pessoas estão cada vez mais dispostas a poupar durante o ano para desfrutar de férias com pequenos luxos, conhecidos como “luxos à la carte”.

Em 2024, 64% dos viajantes pretendem reduzir gastos pessoais em outras áreas para priorizar os investimentos em viagens de lazer, indica o 2024 Trends Report: What Millennials, Gen Z, Gen X and Baby Boomers Tell Us About Travel in the Year Ahead, da Hilton Hotels.

Entre os luxos à la carte, 62% dos brasileiros estão dispostos a pagar por passes diários para usar as comodidades de um hotel cinco estrelas, o chamado day use, em vez de se hospedar lá por um ou mais dias, aponta a Booking.com.

4- Conectividade no centro
A conectividade segue sendo uma das principais demandas dos turistas. Porém, alinhando-a com a tendência do turismo de bem-estar, 76% das pessoas valorizam aplicativos de todo tipo que sejam capazes de reduzir o estresse de suas viagens, mostra o levantamento da Hilton Hotels.

A pesquisa indica ainda que, a nível global, 80% das pessoas acham fundamental utilizar dispositivos pessoais de forma integrada com a tecnologia disponível nos hotéis em suas viagens, do Wi-Fi aos aplicativos de streaming. Além disso, quatro em cinco viajantes são capazes de efetuar a totalidade de suas reservas online, seja com o auxílio de um agente ou sozinhos.

5- (Ainda mais) Sustentabilidade
O ESG tem guiado as decisões de negócios de diversos segmentos. A hospitalidade, por exemplo, já conta com opções de amenities e produtos de limpeza sustentáveis, além de adotar ações que visam reduzir a pegada de carbono de suas atividades. Porém, a fim de contribuir para a diminuição dos efeitos da crise climática, os turistas estão de olho em atividades que ajudam ainda mais na preservação do meio ambiente.

O levantamento da Booking.com afirma que 51% dos viajantes brasileiros preferem acomodações com elementos de inovação sustentável, ao mesmo tempo que 62% querem ver a sustentabilidade em ação. Nesse sentido, eles têm interesse em aplicativos de viagem sustentável, onde possam desbloquear recompensas (71%), como experiências com moradores locais em regiões pouco conhecidas (44%).

Quer ficar por dentro das principais dicas e tendências do turismo e da hospitalidade? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR
Rolar para cima

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?