Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Dicas para planejar uma viagem solo (e indicações destinos pelo Brasil)

Compartilhe:

Famílias com crianças, casais e grupos de amigos costumam ter preferências diferentes na hora de viajar. Mas, ainda que pareça fácil planejar uma viagem solo, já que conflitos relacionados aos tipos de passeio não são um problema, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas e garantir uma experiência positiva.

Aqui, reunimos algumas dicas para tirar o melhor proveito da própria companhia e conhecer lugares novos ou revisitar destinos. Siga com a gente!

Como escolher o destino
A primeira recomendação é definir o objetivo da experiência. Quem deseja descansar à beira-mar, por exemplo, pode não gostar de uma cidade mais cosmopolita e cheia de baladas. Pode parecer óbvio, mas saber o que deseja evita que a pessoa caia em ciladas do tipo “tem que fazer isso ou aquilo” para ter uma boa viagem solo.

Depois de decidir o que se espera do passeio, fica mais fácil escolher para onde ir. Um fator importante a ser levado em consideração ao viajar sem acompanhantes é a segurança da cidade.
Principalmente se o turista é do tipo que gosta de andar pelas ruas, sobretudo à noite, o ideal é escolher destinos e acomodações localizadas em locais mais movimentados. Vale pesquisar sobre os índices de criminalidade do local, assim como o relato de outros turistas naquele destino.

Onde ficar hospedado
Saber escolher o meio de hospedagem é essencial para ter uma boa experiência. Muitas pessoas recomendam que viajantes solo se hospedem em hostels. Eles são uma opção mais barata e indicada para quem gosta de conhecer novas pessoas. No entanto, se o turista prefere mais privacidade e tranquilidade, as pousadas e os hotéis são a melhor escolha.

A escolha da localização depende dos objetivos do viajante. Estabelecimentos mais isolados ou em meio à natureza são indicados para quem deseja relaxar e descansar. Já quem busca comodidade e descanso pode gostar mais de resorts, que normalmente ficam mais afastados, enquanto as pessoas que preferem curtir a noite tendem a gostar de hotéis nas regiões mais centrais.

Ao planejar a viagem, não se esqueça de verificar se as comodidades, opções de lazer e amenidades oferecidas pelo meio de hospedagem atendem às necessidades. Disponibilidade de bares, piscinas, spa e amenities de qualidade podem fazer toda a diferença para uma boa estadia.

Veja lugares no Brasil para visitar em uma viagem solo

Florianópolis (SC)
Conhecida como Ilha da Magia, a capital catarinense Florianópolis é ideal para quem gosta de mesclar calmaria, diversão e belas paisagens. Além de praias para todos os gostos, a cidade tem uma ótima infraestrutura – meios de hospedagem, bares, restaurantes e baladas – para receber os turistas. É ideal para quem viaja sozinho, pois é considerada muito segura e já foi eleita a cidade mais amigável do mundo.

Foz do Iguaçu (PR)
Quem gosta de contato com a natureza e cultura, certamente vai gostar de Foz do Iguaçu, no Paraná. Além de passeios para apreciar a fauna e a flora locais, como o Parque das Cataratas e o Parque das Aves, os turistas também podem visitar o Paraguai e a Argentina, conhecer um templo budista e ir até uma das mesquitas islâmicas mais tradicionais do país.

Jericoacoara (CE)
O turista que prefere um pouco de aventura, mas também momentos de descanso à beira-mar, vai adorar a cearense Jericoacoara, carinhosamente apelidada de Jeri. É o local ideal tanto para ler um livro enquanto descansa em uma praia paradisíaca quanto para se aventurar em passeios de buggy pelas dunas, trilhas e mergulhos em águas mornas e cristalinas.

Ouro Preto (MG)
Ouro Preto, em Minas Gerais, é um prato cheio para quem gosta de caminhar e conhecer lugares históricos. O município conta com ladeiras de pedra repletas de museus, igrejas e casas dos séculos 17 e 18, além de antiquários e pequenos restaurantes para saborear a tradicional culinária mineira.

Além de segura, a cidade também é ideal para os foliões, uma vez que ela é palco do maior carnaval universitário do país e é considerado o melhor carnaval do estado.

Recife (PE)
Outro destino queridinho de quem adora o Carnaval, mas que também tem passeios para todos os gostos, é Recife, em Pernambuco. São centenas de prédios históricos do século 16 e praias exuberantes, fora as expressões culturais – como maracatu, frevo e do manguebeat – e a culinária, que cativam todos os turistas.

Quer ficar por dentro das principais tendências e dicas de hospitalidade e turismo? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?