Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

O que levar na mala? Conheça as principais regras de bagagem no Brasil e no exterior

Viajar é sinônimo de descanso e diversão. Porém, antes mesmo de sair de casa, é preciso planejar para que nada atrapalhe esse momento. Uma das etapas mais importantes é a preparação da mala. Isso porque nada pode faltar, ao mesmo tempo em que o excesso de bagagem pode ser um problema.

Quando a viagem vai ser feita de avião, as preocupações são ainda maiores, já que alguns itens não podem ser levados na bagagem de mão – aquela que vai junto com o passageiro na cabine. Inclusive, atualmente, muitas pessoas optam por viajar apenas com essa mala, evitando o trabalho de esperar pela bagagem despachada ao chegar no destino.

Tamanho e peso permitidos
As companhias aéreas nacionais padronizaram o tamanho da bagagem de mão em todos os voos, domésticos ou internacionais. Então, atualmente, o passageiro pode embarcar com uma mala de até 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 55 cm de altura, incluindo alças, bolsos e rodinhas.

O peso máximo é de 10 kg – esse limite dobrou em 2017, quando as companhias aéreas foram autorizadas a cobrar pela bagagem despachada. Desde então, muitas pessoas preferem viajar apenas com a mala de bordo para economizar dinheiro e otimizar o tempo.

Vale lembrar que os passageiros também podem levar um objeto pessoal, como bolsa de ombro ou mochila, de no máximo 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 45 cm de altura. As regras mudam em companhias estrangeiras, por isso, é importante checar com antecedência.

O que é permitido na bagagem de mão
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é quem determina o que pode ou não ser levado a bordo dos aviões. Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas.

Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante. Normalmente, as companhias aéreas abrem exceção para medicamentos e alimentos infantis, mas é necessário verificar com antecedência quais são os requisitos.

Aerossóis em geral não podem ser transportados na cabine em voos nacionais – nos internacionais, são proibidos –, sendo autorizados apenas aqueles de uso médico ou pessoal, a exemplo de desodorantes, perfumes e espuma de barbear. O limite é de quatro embalagens de 300 ml ou 300 g por pessoa.

Livros, revistas e itens eletrônicos também são permitidos a bordo. Aliás, todos os eletrônicos com bateria de lítio, como notebooks, celulares e câmeras fotográficas, devem viajar junto com o passageiro. Isso porque elas podem superaquecer e prejudicar a segurança do voo caso sejam despachadas.

O que é proibido na mala de bordo
Objetos pontiagudos ou cortantes, produtos inflamáveis e armas de fogo são proibidos na mala de bordo. Se uma pessoa chega ao raio-x do aeroporto com algum desses itens ou excesso de líquidos, ela será obrigada a jogá-los no lixo para embarcar. Então, fique atento ao montar a mala para evitar transtornos momentos antes de partir para o destino tão aguardado.

Dica: aproveite os amenities dos hotéis
Independentemente de a pessoa estar viajando só com a mala de mão ou não, a dica é aproveitar os amenities oferecidos pelo meio de hospedagem. Os viajantes podem economizar espaço na bagagem e evitar dores de cabeça se optarem por usar itens de higiene, como shampoo, condicionador, sabonete e hidratante oferecidos pelos hotéis.

A Harus, marca líder no mercado de amenities no Brasil, tem um amplo catálogo para proporcionar a melhor experiência aos hóspedes. São opções de sabonetes, shampoos, hidratantes, óleos corporais, entre outros produtos com formulações exclusivas para marcas como O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), L’Occitane e Davene.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais novidades!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR
Rolar para cima

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?