Tendências do turismo e da hotelaria para 2025

Compartilhe:

A aproximação do novo ano é uma oportunidade para analisar as mudanças no turismo e planejar 2025. Afinal, os meios de hospedagem precisam estar atentos às novas demandas para adaptar os serviços e prestar um atendimento de acordo com as expectativas dos hóspedes.

Listamos as principais tendências do turismo e da hotelaria para que os gestores do setor de hospitalidade fiquem por dentro das novidades do setor. Confira!

Turismo noturno

Também chamado de nocturism, o turismo noturno é uma das grandes apostas para 2025. O nome pode remeter a viagens para locais com a vida noturna agitada, cheios de festas, baladas, bares e restaurantes que funcionam madrugada adentro. Mas, na verdade, o conceito é bem diferente: agora, os turistas estão em busca de destinos onde possam contemplar a noite, com atividades relacionadas à astronomia.

Segundo pesquisa global da Booking.com, 64% dos brasileiros pensam em visitar destinos com céus mais escuros para, principalmente, contemplar estrelas (79%), observar constelações (62%) e eventos cósmicos raros (61%).

Ainda mais bem-estar (e, agora, longevidade)

O turismo de bem-estar tem ganhado força desde os últimos anos da pandemia. Contudo, ele está se atualizando e ganhando novos contornos. Agora, os turistas buscam viajar em busca de procedimentos e atividades que aumentem a longevidade. A Booking.com chama o movimento de “passaporte para a imortalidade”.

E o nome não é à toa. Quatro em cinco brasileiros se interessam por retiros de longevidade. Lá, a pessoa passa por uma avaliação médica completa, inclusive com exames laboratoriais, para indicação dos melhores tratamentos e rotinas durante a estadia. Porém, a ideia é mudar o estilo de vida a longo prazo em prol da saúde e, consequentemente, da longevidade.

Busca por experiências únicas

Já falamos aqui sobre como a IA (Inteligência Artificial) pode contribuir para a hotelaria. Porém, a tecnologia também já faz parte da rotina dos hóspedes, que estão usando-a para planejar roteiros únicos e personalizados. O objetivo é fugir do óbvio e ter uma experiência autêntica, tanto na escolha do destino quanto no roteiro diário da viagem.

Inclusive, a busca por autenticidade está motivando os viajantes a procurarem locais pouco explorados ou optarem pela baixa temporada. Além de evitar lugares cheios, perder horas em filas e economizar, os turistas preferem curtir a viagem e sequer divulgá-las nas redes sociais para manter o local em segredo, aponta a rede de hotéis Hyatt.

Nostalgia em alta

A nostalgia também está ganhando os holofotes. Na cultura pop, por exemplo, grandes estúdios têm lançado live-actions e novas versões de filmes clássicos. Essa tendência também chegou ao turismo, dividida em dois perfis de turistas.

O primeiro são os viajantes que procuram sustentabilidade e economia na hora de consumir, para além do estilo vintage. Metade dos brasileiros afirmam que visitariam brechós nas férias, e 82% já compraram produtos vintage ou de segunda mão durante uma viagem ao exterior, mostra pesquisa da Booking.com.

Ao mesmo tempo, 42% dizem encontrar produtos de melhor qualidade em lojas vintage de outros países e 32% os compram por encontrarem pechinchas melhores.

O segundo perfil são os turistas que desejam reviver algum momento especial da infância – como um dia em família no parque aquático – ou até mesmo da vida adulta. Segundo o Hyatt, existe uma demanda crescente de hóspedes que retornam para reviver a lua de mel ou uma viagem entre amigos, por exemplo.

Como a hotelaria deve se preparar?

Os meios de hospedagem precisam estar atentos às tendências para adaptar o atendimento e fidelizar o hóspede. De modo geral, os turistas estão em busca de experiências cada vez mais personalizadas e autênticas. Portanto, o caminho é investir em ferramentas que ajudem a prestar um serviço único para cada cliente – falamos mais sobre personalização do atendimento neste post.

Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?