Crise climática, preservação do meio ambiente e redução da pegada de carbono são temas cada vez mais presentes na sociedade. Para além de moldar as decisões dos clientes, esses assuntos estão balizando decisões empresariais conforme a agenda ESG avança. Assim, adotar medidas mais sustentáveis se tornou um diferencial competitivo para as empresas, inclusive na hotelaria.
Segundo pesquisa da Booking.com, em 2024, 51% dos viajantes brasileiros preferem acomodações com elementos de inovação sustentável e 62% querem ver a sustentabilidade em ação.
Os meios de hospedagem enfrentam o desafio de adotar ferramentas e práticas que minimizem o impacto das operações, que funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, que demandam grande volume de recursos como energia elétrica e água.
Vantagens de tornar-se um hotel mais sustentável
Um hotel mais sustentável contribui com a reputação, uma vez que os hóspedes estão cada vez mais conscientes e optam por hospedagens que demonstram o compromisso com o meio-ambiente. Isso pode aumentar a fidelização e atrair novos públicos.
O mercado tende a valorizar parcerias com empresas comprometidas com boas práticas ambientais, sobretudo quando elas estão acompanhadas de outras premissas ESG. Exemplos práticos são a valorização da comunidade e participação em projetos sociais, e transparência, equidade e responsabilidade corporativa no dia a dia do negócio.
Em termos operacionais, alguns hábitos em prol da sustentabilidade podem gerar economia. Redução e reuso de água, economia de energia e gestão eficiente dos resíduos podem resultar em economias consideráveis a longo prazo.
Ações para tornar seu hotel mais sustentável
Eficiência energética e energia renovável
Escolher equipamentos que melhorem a eficiência energética, como lâmpadas de LED e sistemas de aquecimento e resfriamento econômicos, além de melhorar o isolamento térmico e controlar o uso de energia com sistemas de iluminação automatizados, por exemplo, ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica.
Outra ação importante é investir em fontes de energia renovável, como painéis solares. Assim, os hotéis podem gerar pelo menos parte do que consomem de maneira limpa.
Gestão de água e resíduos
Instalar dispositivos de economia de água, como torneiras e chuveiros de baixo fluxo, e adotar sistemas de reuso de água da chuva para irrigação de jardins são práticas recomendadas e que fazem a diferença a longo prazo.
É fundamental diminuir ao máximo a geração de resíduos, evitando materiais descartáveis e utilizando sistemas de compostagem sempre que possível. A reciclagem e a destinação correta dos resíduos também são práticas importantes para uma operação mais sustentável.
Produtos amigáveis ao meio-ambiente
Atualmente, o mercado conta com produtos sustentáveis que ajudam a minimizar ainda mais os impactos dos meios de hospedagem no meio-ambiente. Saneantes convencionais, por exemplo, podem conter substâncias químicas nocivas que contaminam o solo e a água.
Por outro lado, as opções sustentáveis costumam ser produzidas com ingredientes naturais, biodegradáveis e de baixo impacto ao meio ambiente, reduzindo a poluição e a degradação ambiental.
Tendência no mercado de amenities, os dispensers não apenas reduzem o desperdício de produtos e o descarte de embalagens, mas também proporcionam economia de 35% e 75% nos custos.Também existem opções de embalagens individuais, mas que são feitas com PET reciclado ou papel certificado.
Produtos sustentáveis para hotelaria
A Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, possui a sustentabilidade no centro de suas decisões e conta com uma linha de saneantes sustentáveis e eficientes para cozinha, governança e limpeza geral, desenvolvidos em parceria com Carla Guerra, que possui duas décadas de experiência em desinfecção e higienização no ramo da hospitalidade.
Além disso, possui uma gama completa de soluções ecologicamente amigáveis. A linha própria de amenities da Harus é 100% biodegradável e não testada em animais. Os frascos são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o selo Plástico Verde. A marca conta também com sachês com papel certificado e 96% menos plástico do que uma embalagem convencional.
A empresa também vem investindo na ampliação de seu portfólio de dispensers que, para além dos benefícios já citados, também proporcionam redução de espaço em estoque e agilidade na arrumação dos quartos.
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