As novelas têm a capacidade de ditar tendências e comportamentos, já que fazem parte da rotina diária de milhares de pessoas. Para além de espalhar bordões, fazer uma cor de esmalte esgotar nas prateleiras ou popularizar um corte de cabelo, muitas produções também chamam a atenção por suas locações, fazendo com que cidades, às vezes desconhecidas até então, entrem na rota dos turistas.
A seguir, listamos cinco cidades brasileiras que já foram cenário de novela e que valem a visita nas próximas férias. Confira!
1- Tiradentes (MG)
Tiradentes ganhou projeção nacional como cenário da novela Sinhá Moça (2006). A cidade histórica mineira possui arquitetura colonial barroca preservada, com destaque para a Igreja de Santo Antônio e suas talhas douradas, um dos principais exemplos do barroco brasileiro.
O passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei, as ruas de pedra e os casarões coloniais criam um ambiente perfeito para quem busca história e cultura. Além disso, a gastronomia é uma atração à parte.
2- Jalapão (TO)
O Parque Estadual do Jalapão foi um dos cenários paradisíacos de O Outro Lado do Paraíso (2017). A região conta com paisagens únicas do cerrado brasileiro, com dunas, cachoeiras cristalinas e fervedouros naturais.
O Fervedouro do Ceiça, as dunas do Jalapão e a Cachoeira da Formiga são alguns dos atrativos que mais encantam os visitantes. Este é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura – tudo isso em meio a cenários paradisíacos, como indica o nome da novela.
3- Cambará do Sul (RS)
Cambará do Sul foi uma das cidades da Serra Gaúcha que serviram de cenário para a minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003). Um dos principais cenários do município que apareceram na produção foram os cânions e as cachoeiras do Parque Nacional de Aparados da Serra, que se estende até Santa Catarina.
O local conta com trilhas e mirantes naturais – a caminhada pela borda do cânion Itaimbezinho é o principal destaque. Um dos diferenciais é que os visitantes podem aproveitar as vistas dos cânions pela parte de baixo ou de cima, embora as trilhas tenham que ser feitas em dias diferentes devido à distância.
4- São Luís (MA)
O centro histórico de São Luís, Patrimônio Mundial da Unesco, foi cenário da novela Da Cor do Pecado (2004). A capital maranhense já é um destino turístico consolidado, mas seu conjunto arquitetônico colonial português, com os azulejos decorando as fachadas, e os Lençóis Maranhenses chamaram a atenção na telinha.
Além disso, o Mercado Central, o museu folclórico Casa do Maranhão e o bairro da Praia Grande oferecem rica experiência cultural. A culinária local, com destaque para o arroz de cuxá e o peixe pedra, complementa o roteiro.
5- Cabaceiras (PB)
Localizada no sertão paraibano, Cabaceiras é conhecida como a “Roliúde Nordestina” por ter servido de cenário para diversas produções audiovisuais, como o filme O Auto da Compadecida (2000) e, mais recentemente, a série Cangaço Novo (2023).
A cidade entrou na rota dos turistas depois de receber as gravações do filme. Desde então, os visitantes exploram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja do Rosário quando virou cenário icônico da produção, e o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa única que oferece paisagens deslumbrantes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!