A personalização já não é mais uma tendência. Tornou-se uma demanda permanente entre os viajantes modernos, que buscam experiências cada vez mais customizadas e adaptadas às suas necessidades.
Segundo a pesquisa global Futuro da Experiência do Consumidor, da PwC, 65% dos clientes consideram a personalização um fator decisivo em suas experiências, assim como estão dispostos a pagar até 25% mais por uma estadia customizada. E já mencionamos aqui como a tecnologia, especialmente a IA (Inteligência Artificial) está ajudando meios de hospedagem a personalizar a experiência do hóspede.
Neste cenário, o unbundling surge como uma tendência que promete revolucionar a forma como os hotéis oferecem serviços. Quer entender o que isso significa? Continue lendo para saber mais!
O que é unbundling?
Unbundling é uma estratégia de negócios que consiste em desagregar serviços tradicionalmente oferecidos em forma de pacote para permitir que os clientes escolham exatamente o que desejam consumir. Ou seja, em vez de um serviço completo e fechado, os clientes podem selecionar apenas os itens que realmente interessam, pagando somente pelo que utilizam.
Unbundling na hotelaria
Na hotelaria, o unbundling transforma o modelo tradicional de hospedagem, em que o preço da estadia já inclui, por exemplo, café da manhã e outras refeições, uso das áreas de lazer e serviço de quarto padrão.
O novo conceito permite que o hóspede personalize o horário de check-in e check-out, escolha entre refeições padronizadas ou experiências gastronômicas diferenciadas, determine qual velocidade do wi-fi se encaixa melhor às suas necessidades e até mesmo inclua passeios em apenas uma tarifa.
Essa abordagem permite que cada viajante construa a própria experiência de acordo com as preferências, as necessidades e o orçamento disponível.
Vantagens do unbundling para a hotelaria
Os meios de hospedagem que optarem pelo unbundling podem ter vários benefícios, tais como:
- Aumento da receita: ao oferecer serviços modulares, os hotéis podem criar novas fontes de receita e aumentar o tíquete médio por hóspede.
- Maior satisfação do cliente: a personalização permite que os viajantes paguem apenas pelo que realmente desejam, aumentando a percepção de valor e satisfação.
- Flexibilidade competitiva: meios de hospedagem que adotam o unbundling podem se diferenciar no mercado, atraindo clientes que buscam experiências mais dinâmicas.
- Diferencial competitivo: a modalidade permite a ultrapersonalização do serviço, portanto é um diferencial na hora de atrair e fidelizar hóspedes.
O unbundling promete transformar a maneira como os serviços hoteleiros são criados e oferecidos. Ao adotar o modelo, os meios de hospedagem não apenas se modernizam, mas também demonstram comprometimento com as expectativas de uma nova geração de viajantes que valoriza experiências personalizadas, flexíveis e sob medida.
Assine a newsletter da Harus e fique por dentro das principais tendências de turismo e hospitalidade!