O Brasil recebeu imigrantes de todas as partes do mundo durante o período da colonização. Por isso, possui uma cultura plural, com hábitos e costumes que perduram até hoje. Inclusive, existem cidades inteiras que parecem ter sido transportadas diretamente de outros países. Entre elas, há algumas com influência europeia na arquitetura, na culinária e nas tradições seguidas pelos moradores – e que acabam atraindo muitos turistas!
A seguir, listamos seis destinos que são um pedaço da Europa no Brasil. Confira!
1- Gramado (Rio Grande do Sul)
Na Serra Gaúcha, Gramado é uma das cidades mais conhecidas quando o assunto é cultura europeia em terras brasileiras. A região recebeu colonos alemães e italianos, cujas influências são notadas principalmente na gastronomia e na arquitetura, recheada de casas em estilo enxaimel (técnica de construção em que as paredes são montadas com vigas de madeira).
O clima frio ajuda a criar uma atmosfera única, atraindo milhões de turistas em várias épocas do ano, sobretudo no inverno. O Festival de Inverno e o Natal Luz estão entre os principais eventos dos gramadenses.
2- Blumenau (Santa Catarina)
Além da culinária e da arquitetura, Blumenau preserva muitas tradições alemãs, a exemplo da Oktoberfest, que segue os mesmos moldes da festa realizada em Munique, na Alemanha, anualmente. Moradores e turistas utilizam trajes típicos durante a celebração regada a música, dança e cerveja. Não à toa, o município recebeu o título de Capital Nacional da Cerveja em 2010.
3- Pomerode (Santa Catarina)
Ainda em Santa Catarina, Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Pequena e charmosa, a cidade preserva a cultura dos imigrantes que ali se estabeleceram, inclusive com uma parcela significativa de moradores que falam apenas em alemão. Em relação à arquitetura, praticamente toda a cidade possui casas em estilo enxaimel. Lá, é realizada a festa típica Osterfest, em comemoração da Páscoa, tendo a maior árvore e o maior ovo decorado pascais do mundo.
4- Holambra (São Paulo)
Conhecida como a capital nacional das flores, Holambra foi fundada por imigrantes holandeses e preserva a cultura do país europeu na arquitetura, na gastronomia e nas festividades. O clima favorece o cultivo de tulipas e centenas de outras espécies que inspiram o artesanato e a culinária local. Aliás, o município sedia todos os anos a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.
5- Campos do Jordão (São Paulo)
Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é conhecida como a Suíça brasileira. Possui clima ameno e arquitetura em estilo alpino, atraindo turistas que buscam um refúgio charmoso, com várias opções gastronômicas – entre elas, o tradicional fondue, e chocolates artesanais. O Festival de Inverno é um dos principais eventos culturais do país, recebendo apresentações de orquestras e dança.
6- Petrópolis (Rio de Janeiro)
Na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é um pedaço da Europa com um toque imperial. A cidade foi residência de verão da família real brasileira. A arquitetura lembra as cidades europeias, com palácios, casarões históricos e ruas arborizadas. O Museu Imperial e o Palácio de Cristal são alguns dos destaques que remetem ao período imperial, permitindo um mergulho na história do Brasil.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!