Aumento é atribuído ao crescimento do turismo no Brasil e ao portfólio diversificado da companhia, que inclui gama de soluções sustentáveis; em 2023, expansão prevista é de 20%
São Paulo, fevereiro de 2023 – A tendência de retomada do turismo brasileiro após a pandemia se concretizou em 2022. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), compilados pela Fecomercio-SP, o setor registrou alta de 28% no faturamento em 2022, em relação ao mesmo período do ano passado – somando um total de R$ 208 bilhões.
A volta dos viajantes aos quatro cantos do país estimulou a expansão dos negócios em toda a cadeia da hospitalidade, como demonstra a Harus, líder nacional no mercado de amenities. As vendas da companhia cresceram 34% no ano, acima da média do setor.
Fundada há 27 anos, a empresa oferece produtos para atender os clientes mais exigentes – em qualquer segmento. Seu portfólio inclui linhas próprias e marcas reconhecidas, como L’Occitane, Costa Brazil, O Boticário, Vinotage e Davene, itens personalizados e fragrâncias exclusivas, além de produtos veganos.
O diretor-geral da Harus, Luiz Roberto Magrin Filho, atribui o resultado do último ano a dois fatores. O primeiro é justamente o resultado positivo do setor, que estimulou a demanda por produtos também em destinos diferentes dos tradicionais – uma tendência, também, para 2023.
Ele cita, por exemplo, os estados do Norte do país, cuja atividade turística vem se expandindo nos últimos anos, estimulada por uma busca renovada pelo ecoturismo. A região, aliás, tem aumentado sua participação no faturamento da companhia – e deve atingir fatia de 25% nos próximos quatro anos.
O segundo fator de estímulo para o crescimento da Harus em 2022, diz Magrin, é o investimento da Harus em inovação e sustentabilidade para manter sua oferta de itens sempre atualizada e em linha com aquilo que o mercado espera.
Em 2021, a empresa inaugurou uma moderna fábrica em Franca (SP), além de novas distribuidoras ao redor do país para seguir oferecendo a melhor logística do setor de hospitalidade.
A Harus também renovou sua linha própria de produtos, agora toda 100% biodegradável, e vem substituindo gradualmente as embalagens plásticas de sabonetes e acessórios por papel biodegradável (com certificação emitida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os frascos, por sua vez, são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o selo Plástico Verde – feitos de matéria-prima vegetal, renovável, e com impacto ambiental significativamente menor.
Possui, ainda, uma linha 100% vegana, com produtos unicamente de origem vegetal, incluindo pente de madeira, escova de dentes de bambu e cotonetes com hastes de papelão, todos embalados em papel vegetal certificado. Além disso, apresentou ao mercado a linha Sólido, com produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador) em barra, eliminando o uso de plástico.
“Fizemos novos movimentos para atender a exigência do mercado por ações que reduzam a utilização de plástico e a produção de resíduos, contribuindo para uma atuação mais sustentável de todo o setor”, diz Luiz Roberto Magrin Filho. Entre elas, cita a maior oferta de dispensers no portfólio da Harus.
Em formatos que variam de 250 ml a 500 ml, eles minimizam o desperdício, reduzem o impacto ambiental e garantem economia de custo entre 30% e 60% para os meios de hospedagens.
Neste ano, o diretor-geral da Harus prevê que o crescimento será viabilizado pela continuidade desses aportes em inovação, além do lançamento de novos produtos e das novidades em termos de embalagens. A expectativa é de um aumento no faturamento de ao menos 20%.
A companhia possui hoje mais de 16 mil clientes ativos, atendidos no Brasil e na América Latina, além de países como Estados Unidos e Israel. A empresa tem distribuidoras em Franca, Fortaleza, São Luís, Porto Seguro, Recife, Brasília, Caldas Novas e Goiânia, um centro de distribuição em Maceió – para atender as regiões Norte e Nordeste – e uma filial em Assunção, no Paraguai.
Além dos amenities próprios e daqueles desenvolvidos exclusivamente para redes hoteleiras, oferece ainda itens nos segmentos de acessórios, eletrônicos, cama e banho. Com a unidade Harus Food, a empresa tem fornecido produtos alimentícios, desenvolvidos em parceria com marcas reconhecidas, entre elas Junior Alimentos, Flormel, Le Petit, Homemade, Ísis, Bauducco, Vigor, Caravelas, Lowçucar, Président, Cepêra e Billa.
Sobre a Harus
A Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, está presente em todos os segmentos da hospitalidade com sua linha diversificada de produtos personalizados e de marcas próprias, entre elas a Alma Brasil. A moderna fábrica, instalada na cidade de Franca (SP), tem capacidade para produzir sabonetes, shampoos, hidratantes, óleos corporais e mais uma infinidade de itens. Do design da embalagem até o produto final, a empresa desenvolve formulações exclusivas para marcas ícone nacionais e internacionais, entre elas O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), L’Occitane e Costa Brasil.
Em 27 anos de trajetória, a companhia tem ampliado os negócios com produtos para os setores de alimentação e hoteleiro, através de marcas parceiras. A Harus Food Service apresenta diversificada gama de produtos, dentre eles as linhas da Junior Alimentos, Flormel, Le Petit, Homemade, Ísis, Bauducco, Vigor, Caravelas, Lowçucar, Président, Cepêra e Billa.
Mais informações: www.harus.ind.br | @harusoficial (Facebook, Instagram e LinkedIn)
Informações para imprensa
2PRÓ Comunicação