A tecnologia é uma aliada de diversos setores da economia. Na hotelaria, não é diferente, já que os estabelecimentos podem contar com soluções para tornar diversos processos mais ágeis e eficientes. Assim, os gestores dedicam mais tempo ao atendimento e outras tarefas que apenas humanos podem desempenhar, aumentando a qualidade e a competitividade dos negócios.
Para além de impulsionar a presença digital dos meios de hospedagem, por meio de site e redes sociais, a digitalização trouxe ferramentas que contribuem para incrementar a experiência do hóspede, proporcionando uma estadia mais personalizada e otimizada, e outras que aprimoram a gestão hoteleira. Os hotéis contam com tecnologias para automatizar processos, analisar dados estratégicos e reduzir desperdícios operacionais.
A seguir, explicamos como a automação, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) podem melhorar o serviço dos meios de hospedagem. Confira!
Automação
A automação envolve o uso de sistemas para realizar tarefas de maneira autônoma, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Um exemplo prático é o uso de quiosques de autoatendimento para check-in, permitindo que os hóspedes realizem o procedimento sem precisar passar pela recepção.
Além disso, sistemas automatizados podem ajustar a temperatura e iluminação dos quartos conforme padrões pré-definidos, reduzindo desperdício de energia.
Inteligência artificial
A IA permite que os hóteis personalizem serviços e otimizem processos com base em análises de dados. Chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, respondem a perguntas frequentes de clientes e oferecem suporte imediato, 24 horas por dia, sete dias na semana.
A tecnologia também pode ser uma aliada na análise preditiva de demanda, ou seja, na previsão de taxas de ocupação para que o gestor possa fazer os ajustes necessários de estoque, mão de obra e preço das diárias, se necessário. A IA ainda contribui para a personalização da estadia, sugerindo serviços baseados no histórico de preferências dos hóspedes.
Internet das coisas
A IoT conecta dispositivos e sensores em rede, permitindo um controle mais eficiente dos ambientes. Entre suas utilizações, permite aprimorar a segurança, monitorar o consumo de energia e oferecer serviços automatizados.
Um exemplo prático é a adoção de fechaduras eletrônicas conectadas, que dão aos hóspedes acesso aos quartos por meio de aplicativos no celular. Sensores de presença também podem ser utilizados para ajustar automaticamente a temperatura e iluminação dos quartos, reduzindo custos operacionais.
Tecnologia no dia a dia dos hóspedes
Vale lembrar que as tecnologias mencionadas já fazem parte da rotina de muitas pessoas. De assistentes virtuais, como a Alexa e a Siri, a casas automatizadas e uso da IA para tarefas do dia a dia, a exemplo da elaboração e organização da lista de compras. Por isso, essas novas ferramentas também são aliadas na hora de viajar.
A IA auxilia no planejamento da viagem, criando roteiros únicos e personalizados de acordo com as preferências do turista. Ela também ajuda na pesquisa dos melhores preços e opções de passagens e hospedagens conforme a necessidade dos viajantes. Portanto, os estabelecimentos hoteleiros que não se adaptarem podem ficar para trás na preferência dos hóspedes.
Harus conta com plataforma que integra ferramentas para hotelaria
A harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, por meio da mais nova empresa do grupo, a Harus-Tech, lançou um software PMS (sigla em inglês para sistema de gerenciamento de propriedades) que integra ferramentas para tornar o dia a dia da hotelaria mais eficiente e ágil.
O software conta com soluções para todas as áreas de hotéis, pousadas e resorts, tais como recepção, financeiro, fiscal, estoque, manutenção patrimonial e eventos. O objetivo é solucionar questões fundamentais do cotidiano do setor. Assim, os gestores podem otimizar custos e dedicar tempo ao core business e à tomada de decisões estratégicas.
Para saber mais, acesse o site da Harus-Tech.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!