A Inteligência Artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e a hotelaria é um deles. A tecnologia promete auxiliar na administração do empreendimento e melhorar a experiência do huésped. Para aproveitar esses benefícios e se destacar, contudo, os gestores precisam ficar atentos às novidades relacionadas ao tema, compreendendo quais se encaixam às necessidades do negócio.
Um exemplo de como a evolução tecnológica já é realidade é a combinação dos chatbots (softwares que se comunicam com humanos por meio de mensagens automatizadas) com o machine learning – ou seja, a capacidade das máquinas de aprenderem e, assim, melhorarem sua performance. Eles auxiliam os meios de hospedagem a prestar um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Os viajantes, inclusive, também estão confiantes nos avanços. De acordo com pesquisa da Booking.com, 62% já apostam na IA para planejar suas viagens.
A seguir, elencamos outras maneiras com que a IA pode contribuir no dia a dia da hotelaria. Confira!
Check-out sem espera
O setor já conta, há algum tempo, com aplicativos que permitem que o hóspede faça o check-in antes mesmo de chegar ao local, evitando filas. Porém, com o apoio de sistemas de IA, também é possível realizar o check-out sem filas ou espera, já que automatizam o faturamento, permitindo o acerto de contas sem passar pela recepção.
Personalização
Sistemas de IA podem coletar e analisar dados dos hóspedes, como preferências de suíte, histórico de reservas e solicitações especiais, para oferecer uma experiência personalizada que atenda às necessidades de cada cliente – da preparação das acomodações à indicação de atividades e roteiros.
Por exemplo, no caso de um hóspede recorrente, que sempre pede toalhas extras, o sistema pode identificar esse padrão para que já sejam disponibilizadas mais toalhas na suíte antes mesmo do check-in.
Além disso, algumas ferramentas de IA ajudam a definir estratégias de marketing e comunicação. Devido à capacidade de analisar um grande volume de informações, inclusive dados de navegação e histórico de compras, é possível oferecer promoções personalizadas no momento em que o cliente está mais propenso a fechar negócio.
Gestão integrada e inteligente
Atualmente, a maioria dos meios de hospedagem adotam sistemas digitais que integram dados de várias áreas do Hotel. Com o apoio da IA, é possível gerar relatórios e estatísticas, além de ter acesso a informações em tempo real, que fornecem insights importantes para a tomada de decisões. É possível adotar a ferramenta tarefas diversas, a exemplo da gestão de suprimentos e das acomodações.
Precificação dinâmica
A IA, combinada com o machine learning, pode ser usada para atualização automática das tarifas, uma vez que as ferramentas analisam dados históricos de demanda, sazonalidade, eventos locais e concorrência, além da demanda em tempo real, para a precificação dinâmica. Assim, os hotéis podem maximizar a receita e otimizar o sistema de reservas.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da harus!