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Como a Inteligência Artificial pode mudar a hotelaria?

A Inteligência Artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e a hotelaria é um deles. A tecnologia promete auxiliar na administração do empreendimento e melhorar a experiência do hóspede. Para aproveitar esses benefícios e se destacar, contudo, os gestores precisam ficar atentos às novidades relacionadas ao tema, compreendendo quais se encaixam às necessidades do negócio.

Um exemplo de como a evolução tecnológica já é realidade é a combinação dos chatbots (softwares que se comunicam com humanos por meio de mensagens automatizadas) com o machine learning – ou seja, a capacidade das máquinas de aprenderem e, assim, melhorarem sua performance. Eles auxiliam os meios de hospedagem a prestar um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Os viajantes, inclusive, também estão confiantes nos avanços. De acordo com pesquisa da Booking.com, 62% já apostam na IA para planejar suas viagens.

A seguir, elencamos outras maneiras com que a IA pode contribuir no dia a dia da hotelaria. Confira!

Check-out sem espera

O setor já conta, há algum tempo, com aplicativos que permitem que o hóspede faça o check-in antes mesmo de chegar ao local, evitando filas. Porém, com o apoio de sistemas de IA, também é possível realizar o check-out sem filas ou espera, já que automatizam o faturamento, permitindo o acerto de contas sem passar pela recepção.

Personalização

Sistemas de IA podem coletar e analisar dados dos hóspedes, como preferências de suíte, histórico de reservas e solicitações especiais, para oferecer uma experiência personalizada que atenda às necessidades de cada cliente – da preparação das acomodações à indicação de atividades e roteiros.

Por exemplo, no caso de um hóspede recorrente, que sempre pede toalhas extras, o sistema pode identificar esse padrão para que já sejam disponibilizadas mais toalhas na suíte antes mesmo do check-in.

Além disso, algumas ferramentas de IA ajudam a definir estratégias de marketing e comunicação. Devido à capacidade de analisar um grande volume de informações, inclusive dados de navegação e histórico de compras, é possível oferecer promoções personalizadas no momento em que o cliente está mais propenso a fechar negócio.

Gestão integrada e inteligente

Atualmente, a maioria dos meios de hospedagem adotam sistemas digitais que integram dados de várias áreas do hotel. Com o apoio da IA, é possível gerar relatórios e estatísticas, além de ter acesso a informações em tempo real, que fornecem insights importantes para a tomada de decisões. É possível adotar a ferramenta tarefas diversas, a exemplo da gestão de suprimentos e das acomodações.

Precificação dinâmica

A IA, combinada com o machine learning, pode ser usada para atualização automática das tarifas, uma vez que as ferramentas analisam dados históricos de demanda, sazonalidade, eventos locais e concorrência, além da demanda em tempo real, para a precificação dinâmica. Assim, os hotéis podem maximizar a receita e otimizar o sistema de reservas.

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