A tecnologia e a internet transformaram o comportamento do consumidor. Não é diferente no setor hoteleiro, já que muitas pessoas, atualmente, pesquisam, planejam e fazem suas reservas totalmente online. Por isso, é crucial que os estabelecimentos acompanhem essas mudanças e estejam presentes no ambiente digital. Assim, eles se mantêm conectados com hóspedes em potencial e constroem relacionamentos com o público para garantir o sucesso dos negócios.
Mas, afinal, o que é presença digital? Trata-se da existência e visibilidade de uma empresa no ambiente online por meio de diversos canais e plataformas – por exemplo, site, blog, newsletter e redes sociais. Mais do que estar presente nesses meios, é necessário criar uma identidade consistente e conteúdos relevantes que cheguem ao público-alvo e o convidem a engajar e interagir com a empresa.
Segundo levantamento da TripAdvisor, 86% dos viajantes pesquisam na internet antes de viajar. Isso, por si só, já seria motivo suficiente para um hotel entender a importância da presença online. Porém, além de atrair novos clientes, a presença digital cria oportunidades para estreitar laços com os hóspedes e ter uma boa reputação. Quer saber como? Confira:
Visibilidade
Uma das principais vantagens da presença digital é a visibilidade online. Ao ter um site e perfis nas redes sociais bem-projetados, um meio de hospedagem pode alcançar um público maior – a pessoa pode acessar as informações do estabelecimento a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo – e ser encontrado por pessoas interessadas em sua localização, instalações e serviços.
Exposição
A utilização adequada das redes sociais, como Facebook e Instagram, permite que os hotéis interajam diretamente com os usuários. Quando um conteúdo é relevante e bem-elaborado, incentiva o compartilhamento pelos usuários, aumentando a exposição e criando novas oportunidades de interação com potenciais hóspedes.
Construção de relacionamento
A presença digital permite que a empresa hoteleira tenha um contato mais próximo com o público, já que pode responder a dúvidas, fornecer informações relevantes e receber feedback de maneira rápida e direta. Assim, desde que a gestão dos canais seja rápida e eficiente, é possível estabelecer um diálogo para conquistar novos hóspedes e fidelizar aqueles que já conhecem o serviço.
Reputação online
É comum que os turistas pesquisem a reputação de um hotel antes de fechar a reserva. Portanto, é essencial que a internet tenha informações positivas sobre o estabelecimento. Além de prestar um serviço de qualidade, as avaliações online são uma boa maneira de manter a reputação positiva. Elas podem chegar nos canais próprios ou por meio de sites como TripAdvisor e Booking.com.
O meio de hospedagem deve encorajar o feedback dos clientes, estar aberto a críticas e resolver eventuais problemas apontados pelos usuários – falamos mais sobre como conseguir boas avaliações online neste artigo.
Dicas para melhorar a presença digital
A estratégia para uma boa presença digital varia de acordo com o objetivo de cada estabelecimento. No entanto, ter um site bem projetado, responsivo e otimizado para as ferramentas de busca é essencial para que ele apareça entre os principais resultados quando um usuário fizer uma pesquisa correspondente ao hotel.
Em relação às redes sociais, a presença deve ser consistente por meio de postagens regulares, conteúdo relevante e bem-produzido. Em alguns casos, também pode ser interessante fazer parcerias com influenciadores digitais para aumentar a visibilidade e a exposição online.
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