Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Viagens de carro estão em alta! Veja dicas para se preparar

Compartilhe:

As viagens de carro ganharam destaque como uma opção segura durante a pandemia, impulsionando a demanda por destinos próximos aos grandes centros e hospedagens por curtos períodos. E essa tendência veio para ficar mesmo com o fim das restrições sanitárias. Trata-se de uma alternativa mais barata e que permite fugir da rotina por apenas alguns dias.

Segundo pesquisa da Google, divulgada em março de 2023, no Brasil, as buscas por rotas a uma distância de até 250 quilômetros aumentaram 156% desde 2019. Já aquelas dedicadas a destinos de 3.500 quilômetros ou mais, que incluem principalmente destinos internacionais, caíram 77%. Ao mesmo tempo, a pesquisa pelo termo “viagens de 3 dias” cresceu 130% nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2022.

Os passeios de carro também corroboram com outra tendência: explorar locais desconhecidos. Conforme levantamento da Expedia sobre tendências globais de turismo para 2023, os turistas têm optado por vivenciar novos destinos em detrimento dos grandes centros urbanos. Então, há preferência por cidades mais próximas e que, nem sempre, estão no eixo do turismo tradicional.

Se você está pensando em colocar o pé na estrada, confira as dicas que separamos para te ajudar a planejar sua viagem:

Pesquise e faça as contas
Mesmo que seja uma viagem de poucos dias, é essencial pesquisar com antecedência sobre o destino para uma experiência positiva. Além de planejar o roteiro, é possível conseguir tarifas mais vantajosas nos meios de hospedagem, principalmente na baixa temporada, e garantir a reserva em um estabelecimento que atenda às suas necessidades.

Também é válido fazer as contas e verificar se vale a pena pegar estrada com o próprio carro ou alugar. Para isso, considere os gastos com combustível e manutenção, e também se o espaço será suficiente para acomodar todos os passageiros e as bagagens. Em alguns casos, pode ser mais vantajoso alugar um veículo mais econômico ou com mais espaço para garantir o conforto de todos.

Faça a manutenção do carro
Se decidir por viajar com o próprio carro, não esqueça de fazer a manutenção em um mecânico de confiança. É essencial garantir o bom funcionamento do veículo, não esquecendo de checar a situação dos pneus e do óleo, e o nível de água, para não ficar na mão no meio do caminho. A dica também é ter sempre em mãos o contato de emergência caso o carro tenha algum problema na estrada.

Planeje as paradas
Dependendo da distância e das necessidades dos viajantes, o ideal é planejar as paradas para abastecer o carro, alimentação e usar o banheiro a cada duas horas. Se a viagem inclui crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais, o intervalo pode ser menor. Se a viagem é longa, o motorista precisa de períodos maiores para descanso. Portanto, considere isso ao planejar o trajeto, verificando se há pontos adequados de parada.

Inclusive, esses momentos podem ser uma oportunidade para conhecer outras cidades ou pontos de interesse que estejam no caminho. Por isso, uma pesquisa antecipada pode enriquecer a experiência.

Leve lanches, água e um kit de emergência
Mesmo com tudo planejado, os viajantes podem ser surpreendidos por engarrafamentos e outros acontecimentos inesperados. Então, a recomendação é levar a bordo lanches fáceis de serem consumidos dentro do carro, água e um kit de emergência com itens de primeiros socorros e medicamentos básicos.

Quer ficar por dentro das principais dicas de hospitalidade e turismo? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR
Rolar para cima

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?