Proporcionar uma experiencia única é um dos caminhos para fidelizar os hóspedes. Investir em um atendimento de excelência e acomodações confortáveis é, claro, essencial, mas para que a estadia se destaque entre as demais é preciso ir além. O marketing olfativo é um aliado para criar um ambiente inigualável e ficar, literalmente, na memória dos clientes, Estudos indicam, inclusive, que as pessoas se lembram mais do que cheiram do que daquilo que ouvem ou veem.
O que é marketing olfativo?
Trata-se de uma estratégia relacionada ao neuromarketing, cujo objetivo é atiçar o sensorial dos clientes, neste caso, o olfato. A escolha do aroma certo pode desencadear sensações e lembranças para criar uma experiência única. A ideia é que a pessoa se lembre daquela vivência sempre que sentir determinado cheiro ou uma fragrância parecida.
Por exemplo, é comum que o cheiro de pipoca remeta ao cinema ou que o aroma de uma comida específica traga memórias da infância na casa da avó. Outras notas podem se relacionar a uma ideia geral, como a canela e o gengibre são comumente relacionados ao Natal.
Atualmente, existem empresas que desenvolvem combinações personalizadas para os estabelecimentos. Em geral, os especialistas utilizam diferentes insumos para despertar determinadas sensações ou emoções, criando uma identidade olfativa exclusiva para cada comércio. Também é possível optar por fragrâncias específicas que comprovadamente criam uma atmosfera específica. A lavanda, por exemplo, está relacionada ao relaxamento, e aromas amadeirados remetem ao conforto.
Por que usar o marketing olfativo no seu hotel?
Conforme mencionado, o olfato tem uma grande influência sobre as emoções e o humor das pessoas. O marketing olfativo ajuda a criar uma atmosfera propícia ao relaxamento, ao conforto e ao bem-estar, aumentando a satisfação dos hóspedes e as chances de fidelização. Por meio de uma experiência única, essa pode ser uma estratégia para se diferenciar da concorrência.
Além disso, utilizar aromas agradáveis e cuidadosamente selecionados demonstra o compromisso do medio de alojamiento com a qualidade e o cuidado com os detalhes.
Como usar o marketing olfativo na hotelaria
O primeiro passo para adotar o marketing olfativo é compreender a identidade e a mensagem que o estabelecimento deseja transmitir. A partir disso será possível selecionar fragrâncias que estejam alinhadas com a imagem e a experiência que precisam ser passadas aos hóspedes. É possível escolher cheiros diferentes para cada área do Hotel ou a mesma para todas elas.
Depois de escolher a melhor opção, é importante fazer a dispersão estratégica, selecionando pontos-chave e frequência para que os aromas sejam liberados, seja por meio de difusores, sprays ou até mesmo pelo sistema de ar condicionado. Lembre-se de que o cheiro não deve ser muito forte e dominante, devendo ser apenas um complemento da atmosfera do ambiente para evitar irritações alérgicas ou que os hóspedes enjoem facilmente da fragrância.
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