A eficiência e a agilidade são cruciais para um meio de hospedagem se destacar no mercado. Além de uma equipe qualificada e acomodações confortáveis, a centralização de diversas atividades administrativas do estabelecimento em apenas um software contribui para um gestão mais eficiente.
Atualmente, o mercado conta com sistemas de gerenciamento que integram ferramentas para otimizar o dia a dia da hotelaria. Eles oferecem uma plataforma ,que soluciona questões fundamentais do cotidiano do setor, atendendo tanto às necessidades de pequenos hotéis e pousadas, quanto de grandes redes.
Principais vantagens
Ao centralizar a gestão em um único sistema, o gestor tem acesso a uma fonte de dados relevantes sobre o negócio – como taxa de ocupação, estoque e eventos, ganhando eficiência operacional – reunidos em um só lugar.
Quando o meio de hospedagem utiliza uma plataforma para cada atividade, ou até mesmo diversas planilhas, aumenta-se o risco de obter informações duplicadas e ou de dificuldades na comunicação entre departamentos. Tudo isso resulta em uma visão limitada do negócio como um todo, além de elevar as chances de erro humano quando os dados precisam ser cruzados manualmente.
Sem a necessidade de fazê-lo, o gestor pode dedicar-se mais às atividades que requerem a presença humana, em especial ao atendimento aos hóspedes. Isso facilita a prestação de um serviço personalizado e de excelência.
A centralização da gestão em apenas uma plataforma também otimiza custos, uma vez que não é necessário arcar com atualizações de diferentes softwares ou com prejuízos causados por erros operacionais. Além disso, uma boa ferramenta fornece todos os elementos necessários para a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados, aumentando a competitividade do negócio.
Como funciona na prática?
Na recepção, o software pode facilitar atividades essenciais como reservas, check-in, check-out, fechamento de caixa e emissão de relatórios. Para os departamentos financeiro e fiscal, reúne ferramentas para controle de contas a receber e a pagar, extrato bancário, e emissão de notas fiscais.
Além disso, a plataforma também pode auxiliar na gestão do estoque com controle por múltiplos almoxarifados, rotina de compras e transferências.
Alguns sistemas oferecem ferramentas para a manutenção patrimonial, viabilizando a programação de manutenções preventivas e a abertura de solicitações de manutenção. Ao mesmo tempo em que consolidam toda a documentação para eventos, com geração de orçamento, abertura, lançamento de despesas extras e fechamento.
Portanto, centralizar a gestão do hotel em um software integrado simplifica operações, otimiza tempo e fornece uma visão consolidada de todas as áreas do seu negócio.
Harus-Tech oferece software completo para hotelaria
A Harus-Tech, empresa do grupo Harus, multinacional de origem brasileira líder no mercado de comodidades, conta com um software PMS (sigla em inglês para sistema de gerenciamento de propriedades), que integra ferramentas para tornar o dia a dia da hotelaria mais eficiente e ágil.
Ele reúne soluções para todas as áreas de hotéis, pousadas e resorts, como recepção, departamentos fiscal e financeiro, manutenção patrimonial e eventos.
Hacer clic aquí e saiba mais!




