A tendência começou já no ano passado e continua sendo em 2021 mais um fenômeno que traduz a mudança dos novos tempos: o novo luxo são as estadias prolongadas em hotéis, pousadas ou imóveis de temporada.
Os chamados extended stays ou long stays no mercado turístico podem se estender por meses, e refletem a busca dos hóspedes por uma mudança de ares e mais tranquilidade no trabalho remoto num momento em que a pandemia ainda exige que estejamos mais dentro que fora de nossas casas.
O movimento começou entre os meios de hospedagem voltados a clientes com maio poder aquisitivo, mas hoje já atrai diferentes perfis e bolsos, no Brasil e no exterior. Diante disso, locais com forte vocação turística têm também tomado suas providências.
Exemplo notório é o Rio de Janeiro. A RioTur e a Prefeitura da capital fluminense lançaram um programa que incentiva a estadia longa de empreendedores e executivos. Já existem 56 hotéis, 14 hostels e 18 espaços de coworking cadastrados no site (https://www.nomadesdigitais.rio/) criado pela RioTur.
Ele disponibiliza informações sobre a infraestrutura de estabelecimentos do setor hoteleiro e de negócios que estão prontos para atender os trabalhadores remotos. Tudo para estimular a escolha da cidade do Rio como base profissional e aumentar o tempo de permanência desse público, mantendo a rotina de trabalho.
Também como consequência das restrições impostas pela crise sanitária às viagens, surgiu ainda o conceito de staycations (do verbo stay, em inglês, que significa permanecer). A ideia aqui é, em vez de passar férias em cidades ou países distantes, ficar na própria cidade e desfrutar do conforto dos hotéis nas imediações.
Dar uma escapadinha, mas ficar por perto tem sido a maneira com que muitas famílias têm usado para “fugir de casa” e relaxar um pouco sem envolver grandes deslocamentos ou logística complicada.
As vantagens são muitas: estar próximo da residência, manter o senso de familiaridade, conhecer toda a infraestrutura hospitalar e emergencial do destino, entre outras.
Em long stays ou em staycations o fato é que a rede hoteleira deve se adaptar rapidamente para aproveitar as novas oportunidades de cativar seu público.
Para quem fica mais tempo hospedado, algumas alterações estruturais são necessárias – por exemplo, a existência de mobílias mais adequadas como mesas de escritório, cadeiras, equipamentos para home office etc.
Nesse pacote, os detalhes especiais fazem toda a diferença. Serviços de spa, kits de banho, de higienização (álcool em gel e máscaras), aromaterapia, entre outras amenities que completam o ambiente.
A Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, está presente em todos os segmentos da hospitalidade, e oferece uma linha diversificada de produtos personalizados e de marcas próprias.
Do design da embalagem até o produto final, a empresa desenvolve formulações exclusivas para marcas ícones nacionais e internacionais, entre elas O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), KUR Cosméticos, L’Occitane e Costa Brasil.
Além disso, possui uma rede de distribuição que garante a entrega rápidas e de excelência.
Consulte a Harus para saber mais sobre os nossos produtos e serviços! E, se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus contatos.