A importância dos animais de estimação na vida dos brasileiros só cresce. E não é para menos: há hoje no país cerca de 144 milhões de pets (para uma população de 220 milhões de pessoas). Essa relação se estreitou ainda mais durante a pandemia, quando tutores e bichinhos puderam passar mais tempo juntos em razão do trabalho remoto.
Agora, com a volta às atividades fora de casa, eles também fazem parte dos planos. Segundo uma pesquisa do site Hoteis.com, 82% dos viajantes querem levar seus pets consigo na gora de viajar (os dados são de 2020). As buscas no Google por hospedagens pet friendly também aumentaram – cerca de 300% em todo o mundo.
Para receber essas famílias, apelidadas de pet families, os hotéis devem estar bem-preparados. Afinal, ser pet friendly não é apenas permitir a entrada de animais. O conceito prevê que o ambiente esteja habilitado a recebê-los bem e com conforto. Além disso, é preciso adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação nas dependências.
O primeiro passo para a adaptação desses espaços é entender como funciona a rotina de quem tem um animal de estimação e quais são as necessidades básicas. Vale lembrar que as pessoas esperam que seus bichinhos sejam tratados tão bem quanto elas. Alguns itens básicos que devem ser disponibilizados são:
- Recipiente para água e comida
- Saquinhos de lixo
- Pano de limpeza
- Produtos desinfetantes
- Sinalizadores de portas de vidro
- Caminhas para descanso
- Tapetes higiênicos
Outras coisas que não são essenciais, mas um mimo para o pet (e seus tutores):
- Petiscos de boas-vindas
- Coleiras para passear com os animais
- Carrinhos de transporte
- Espaço para banho e/ou secagem
Vale também definir quantos animais e de quais portes serão aceitos, de acordo com o tamanho das suítes. Há casos em que nem todas os quartos comportam animais – portanto, apenas os maiores ou adaptados são destinados a essas famílias. É preciso considerar ainda que os pets precisam de um espaço ao ar livre para descasarem, brincarem, ou fazerem suas necessidades. Por isso, os meios de hospedagem pet friendly devem reservar uma área para esse fim.
Regras e procedimentos
Em relação aos espaços de alimentação em hotéis e pousadas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a entrada de animais domésticos em locais onde há consumo ou preparo de alimentos só é permitida em área externa.
O órgão regulador também diz que é necessário ter um ponto com água corrente e um profissional dedicado à limpeza do ambiente. Portanto, é importante reservar uma área externa para os hóspedes fazerem suas refeições acompanhados dos pets.
Também é importante definir regras e diretrizes para a melhor convivência entre pet families. Por exemplo, quais áreas comuns são permitidas para os animais (piscinas, sala de jogos, spa, etc.), se eles devem usar coleira a todo momento e exigir a apresentação de atestado de saúde emitido por um veterinário e da carteirinha de vacinação do bichinho.
É imprescindível adaptar a limpeza da hospedagem ao receber animas. Os procedimentos devem ser feitos com produtos desinfetantes adequados, que não façam mal para os pets. A limpeza deve ser reforçada tanto nas áreas comuns quanto nos quartos – incluindo chão, banheiro, roupas de cama e demais objetos. A rotina adequada evita a proliferação de doenças e o desenvolvimento de alergias nos próximos hóspedes.
Nesse sentido, é essencial que toda a equipe esteja treinada para preparar o ambiente e receber humanos e bichinhos. Os colaboradores podem receber treinamento sobre comportamento animal, para conseguir identificar e lidar com situações básicas que possam gerar problemas. Eles também devem estar prontos para indicar passeios e restaurantes pet friendly, pet shops e veterinários para emergências.
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