Passado os desafios do primeiro ano de pandemia, o turismo vem explorando novas possibilidades para a recuperação do setor no Brasil e no mundo. A alta procura por destinos onde é possível chegar pelas rodovias, estar mais próximo à natureza e se manter conectado para o home office tem sido uma valiosa contribuição para o setor ganhar fôlego no cenário atual.
Em entrevista para a Você S/A, Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM Rio, diz que esse movimento é conhecido como staycation ou turismo de escapada. “As pessoas buscam lugares próximos das grandes cidades para fugir da rotina do isolamento”, conta.
Com isso, o turismo nacional e regionalizado deve seguir ganhando força no futuro próximo. Contribuem para esse cenário também o fato de uma viagem para outro país depender de regulamentações específicas e de um investimento elevado em moeda estrangeira.
Um estudo recente da plataforma de viagens Kayak sobre as preferências dos turistas brasileiros reafirma isso: de 49% dos entrevistados que preferem viajar no Brasil, 27% deles optam por viajar dentro do seu próprio estado. E somente 15% dos entrevistados dizem considerar uma viagem para o exterior durante a pandemia.
Nesse novo modo de viajar, os hóspedes procurarão ainda mais o diferencial no atendimento nos meios de hospedagem – já que, mais do que nunca, eles deixam de ser apenas um lugar para passar a noite, e se tornam parte central da viagem.
Experiências relacionadas à busca pelo autêntico, pelo descanso e o bem-estar já despontam na preferência de quem viaja. “A dica é pensar em algo que não foi combinado, como deixar um presente, para que o cliente se surpreenda e tenha uma lembrança boa da viagem”, disse Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae-SP , à reportagem da Você S/A.
Uma novidade no setor é que a viagem de luxo ganhou uma nova configuração na atualidade. Jaqueline Gil, fundadora da consultoria Amplia Mundo, diz que as viagens luxuosas no exterior foram trocadas por um fim de semana de descanso em um spa.
“O luxo pode ser experimentado, porque de certa forma se desconectou do conceito de ser algo caro, exclusivo, inacessível, para uma indulgência, um ‘pequeno luxo’ para quebrar a rotina”, disse ao Estadão.
Para as empresas do setor que estão acompanhando essas tendências, a Harus tem diversas soluções de hospitalidade que ajudam a proporcionar uma experiência diferenciada e atender as expectativas desses hóspedes. Além disso, a companhia tem em sua gama de produtos itens que facilitam o cumprimento dos protocolos de segurança exigidos pelo turismo.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais novidades!