Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Embarque na história: conheça cinco passeios de trem pelo Brasil

Compartilhe:

As viagens turísticas de trem não são tão comuns no Brasil quanto em outros destinos pelo mundo, como os países da Europa. Mas isso não quer dizer que os 30 mil quilômetros de malha ferroviária do país não tenham passeios cheios de história e paisagens exuberantes. O chamado turismo ferroviário é uma oportunidade para conhecer novos destinos e a cultura brasileira.

Confira cinco passeios de trem pelo Brasil que valem a pena:

1- Maria Fumaça, de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (RS)
Também conhecido como Trem do Vinho, o trajeto a bordo de uma maria fumaça que liga Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, é um dos passeios de trem mais conhecidos do país. São 23 km de viagem, totalizando uma hora e meia de imersão na cultura dos imigrantes italianos.

Durante todo o trecho, os vagões viram palco para apresentações musicais, teatrais e de danças típicas, nos quais artistas convidam a plateia para participar. Além disso, os viajantes podem degustar vinhos, espumantes, sucos de uva e queijos nas estações onde o trem para. O passeio é indicado para toda a família.

2- Trem pela Serra do Mar, de Curitiba a Morretes (PR)
Uma locomotiva dos anos 1880, que transportava erva-mate e madeira, proporciona um passeio de trem recheado de belas paisagens. Ela percorre um trecho de 110 km da Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes, no Paraná, em uma viagem de pouco mais de quatro horas.

Trata-se de um percurso por uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. Entre paisagens verdes, paredões de pedra e montanhas, um dos pontos mais belos é a vista proporcionada pela ponte São João. Esse é o passeio ideal para quem está visitando a capital paranaense e deseja conhecer o centro histórico de Morretes.

3- Trem da Rota do Ouro, de Mariana a Ouro Preto (MG)
Quem deseja apreciar paisagens típicas do interior mineiro precisa conhecer o trem que percorre a Rota do Ouro. A ferrovia passa por vales, túneis, cachoeiras e paredões de pedra, além de propriedades do século 20.

São 18 km de passeio (aproximadamente uma hora de viagem) sobre trilhos construídos em 1883, em uma locomotiva cujos vagões foram recém-restaurados artesanalmente para manter as características originais da época.

4- Expresso Turístico, de São Paulo a Mogi das Cruzes, Jundiaí ou Paranapiacaba (SP)
Em São Paulo, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferece viagens a bordo de um trem dos anos 1960, com funcionários vestidos a caráter. Os viajantes podem embarcar na histórica estação da Luz, na capital, ou na Prefeito Celso Daniel (Santo André) com destino a Mogi das Cruzes, Jundiaí ou Paranapiacaba (distrito de Santo André).

Durante o trajeto, que leva em média 90 minutos, os turistas aprendem sobre a história das ferrovias paulistas. Inclusive, o trecho mais procurado é o de Paranapiacaba, vila que abrigou funcionários ingleses que vieram para o país justamente para a construção da ferrovia paulista no século 19. À época, a implementação tinha como objetivo o escoamento da produção de café.

Chegando lá, os viajantes podem conferir um pedaço da Inglaterra no Brasil, uma vez que a arquitetura e a neblina típicas do país europeu fazem parte do cenário.

5- Locomotiva do Forró, de Campina Grande a Galante (PB)
Durante a época das festas juninas, a Locomotiva do Forró convida passageiros a dançar entre Campina Grande, que afirma ter o “maior São João do mundo”, e o distrito de Galante, na Paraíba. Os vagões percorrem 84 km (aproximadamente uma hora e meia por trecho) recheados de trios de forró e muita festa.

Em Galante, os passageiros podem desembarcar e aproveitar os festejos tradicionais dessa época do ano, experimentando comidas típicas e muita música.

Quer ficar por dentro das principais tendências da hospitalidade e do turismo? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR
Rolar para cima

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?