Em busca de segurança e exclusividade, hóspedes ‘fecham’ hotéis e pousadas para mudar de ares

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A busca por exclusividade nas férias ganhou novos contornos com a pandemia do novo coronavírus. Se antes o distanciamento social era um luxo para poucos, a Covid-19 levou muitos hóspedes a levarem a necessidade de segurança e privacidade a outro patamar: o buyout.

O termo, que tem cara de jargão empresarial (e é!), vem sendo utilizado no mercado de turismo para se referir à reserva de um meio de hospedagem inteiro – isso mesmo, todo o espaço – para um único hóspede ou grupo. Originalmente, significa comprar uma empresa, ou parte dela, e assumir o controle.

A prática não é exatamente uma novidade no setor de hospitalidade, mas costumava ser restrita a clientes de alto luxo, pequenos casamentos ou eventos do mercado corporativo (que utilizava esses estabelecimentos para a realização de conferências).

Desde o início da crise sanitária, porém, ela saiu dos hotéis de luxo e resorts e se espalhou pelos meios de hospedagem, dado o aumento na procura pelo buyout por grupos de amigos ou familiares, que querem mudar de ares sem sair de seu núcleo mais próximo.

Hoje, alguns estabelecimentos já formalizaram pacotes específicos para esse tipo de hóspede, facilitando as negociações e reservas. Os mais procurados são hotéis e pousadas no litoral ou em locais onde a natureza é o ponto mais convidativo.

Serviços customizados

E se há hóspedes dispostos a pagarem um pouco mais pela tranquilidade e a segurança, isso também pode garantir serviços diferenciados inclusos no pacote do buyout, gerando novas oportunidades de receita para o setor.

É possível oferecer diferentes serviços gastronômicos, por exemplo, como opções que incluem apenas o café da manhã, outros com meia-pensão (café e jantar) e até organizar um modelo all inclusive, com tudo incluído – extinguindo de vez a necessidade de sair do hotel ou pousada.

Outra ideia é permitir que os hóspedes façam uso da cozinha do local, oferecendo a possibilidade de que eles cheguem ao meio de hospedagem já com os itens de alimentos e bebidas comprados pelos funcionários. Translados e experiências locais também podem ser incluídos.

E, se estamos falando de atendimento personalizado e exclusividade, devem completar a experiência itens de bem-estar e saúde pensados especificamente para essas ocasiões.

Não devem faltar shampoo, condicionador e sabonetes especiais, é claro, mas outros itens podem ser incluídos no mix, como óleos para aromaterapia, escalda-pés, fragrâncias florais, loções hidratantes, sais de banho e enxovais de alta qualidade. Itens de higienização como álcool em gel também são hoje essenciais para que os hóspedes se sintam seguros e apreciem a experiência.

A Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, está presente em todos os segmentos da hospitalidade com sua linha diversificada de produtos personalizados e de marcas próprias.

Do design da embalagem até o produto final, a empresa cria formulações exclusivas para redes hoteleiras, além da parceria com marcas fortes nos mercados nacionais e internacionais, como O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), KUR Cosméticos, L’Occitane e Costa Brasil.

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