O setor hoteleiro está sempre em busca de novidades para conquistar diferentes perfis de hóspedes. Ainda que o conceito de hotel já esteja bem difundido, sempre surgem novas tendências com o objetivo de proporcionar experiências cada vez melhores aos visitantes. Uma delas é o crescimento dos hotéis boutique, pequenos e elegantes empreendimentos com a missão de oferecer serviços personalizados e de qualidade.
A SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem) divide os meios de hospedagem brasileiros em sete categorias: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel.
Os hotéis boutique ainda não têm uma categoria própria, já que são relativamente novos. O termo surgiu pela primeira vez entre as décadas de 70 e 80 nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no fim dos anos 90.
O que define um hotel boutique
Embora não haja uma definição formal, esses estabelecimentos são conhecidos por estarem em prédios clássicos, como antigos casarões e palacetes, e terem poucos quartos – de 10 a 100, dependendo do imóvel. Para proporcionar uma experiência ainda mais intimista, não costumam ter espaço para eventos, como auditórios e salas de conferências.
A decoração, cheia de charme, costuma ser outro ponto alto da categoria, com uma identidade única, que pode seguir ou não o estilo clássico da propriedade.
Qualidade em primeiro lugar
Mesmo com ares mais pitorescos, esse tipo de hospedagem não deixa a modernidade de lado e oferece comodidades como wi-fi, ar-condicionado e equipamentos em geral novos e modernos – assim, o conceito de boutique está muito ligado à qualidade.
Neste contexto, não podemos esquecer dos amenities, que são essenciais para proporcionar uma estadia única, uma vez que viabilizam um momento de relaxamento e bem-estar ao hóspede.
Produtos exclusivos, ou de marcas reconhecidas pelo mercado, são excelentes opções na hora de escolher as ofertas do hotel.
O atendimento é outro diferencial desses estabelecimentosl. Por se tratar de um ambiente com poucos quartos, é possível proporcionar uma experiência ultra personalizada ao hóspede. A ideia é não apenas garantir o conforto dentro do hotel, mas também de toda a viagem, disponibilizando o serviço de concierge para indicar e, quando possível, reservar atrações, restaurantes e outros passeios de acordo com a demanda do cliente.
Por exemplo, além de um serviço de quarto de excelência, os hotéis boutique costumam disponibilizar chá e bolo para o café da tarde, serviço de traslado e guia para atrações turísticas, e confecção de cestas de piquenique mediante reserva. Cada detalhe é pensado para ‘mimar’ e cativar os hóspedes.
Oferecer amenities de qualidade é um dos diferenciais no setor da hospitalidade. Consulte-nos para saber sobre os produtos e serviços da Harus!