Nordeste puxa a retomada do turismo no país neste verão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Às portas do verão, o setor turístico brasileiro vislumbra bons sinais de retomada, com possibilidades reais de crescimento em 2022. A estação mais quente e ensolarada do ano começa oficialmente em 21 de dezembro, e os dados indicam que os hóspedes estão voltando com tudo para hotéis, pousadas e resorts do país.

A retomada é puxada pelo Nordeste, repleto de destinos praianos deslumbrantes e muitas opções de hospedagem para turistas nacionais e internacionais. Estudo do Banco Central indica que os Estados da região tiveram recuperação mais rápida de consumo de bens, serviços e do turismo depois de meses com intensas restrições de mobilidade causadas pela pandemia.

No caso específico do turismo, o estudo do BC afirma que “o total de pagamentos feitos ao setor hoteleiro através de cartões de crédito e débito revela recuperação em todas as regiões e mais acelerada no Nordeste – que, desde junho, superou o patamar de 2019 em valores nominais.”

Outro excelente indício de recuperação e retomada do turismo é fornecido pelo Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado em novembro. Segundo o estudo, as férias de verão e os feriados de Natal e Réveillon foram responsáveis por 40,4% das vendas de outubro.

O Boletim da Braztoa mostra que os destinos de sol e praia continuam sendo os mais buscados, principalmente com a chegada do verão. No ranking dos preferidos, cidades do Nordeste são maioria. Gramado (RS) lidera a lista, seguido por Natal (RN) e Salvador (BA) na segunda colocação, e Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro em terceiro lugar. São Luís (MA) também está entre os destinos com crescimento expressivo nas buscas por viagens no período.

O grande interesse dos turistas vai movimentar os meios de hospedagem no país, que podem contar com a Harus, líder nacional no mercado de amenities, para fornecer produtos voltados ao bem-estar e à gastronomia – todos com um olhar atento à sustentabilidade, como a nova linha vegana.

A empresa conta com uma estrutura logística descentralizada: ao todo, são 46 representantes e distribuidoras em Franca, Fortaleza, São Luís, Porto Seguro, Brasília, Caldas Novas e Recife, um centro de distribuição em Maceió – para atender as regiões Norte e Nordeste – e uma filial em Assunção, no Paraguai.

Ações de retomada
Para aproveitar os bons e quentes ventos que sopram no turismo, o governo federal lançou o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil (cuja íntegra pode ser acessada aqui). O documento elenca 20 medidas estratégicas elaboradas por uma consultoria especializada que ouviu empresários e especialistas da área.

O objetivo do guia, de acordo com o governo, é contribuir para a retomada do turismo brasileiro com segurança e responsabilidade e para a recuperação diante do impacto socioeconômico causado pela Covid-19.

Iniciativas estratégias priorizadas
Algumas iniciativas de médio, curto e longo prazos sugeridas pelo guia são:

  • Incentivar ações de promoção do turismo doméstico;
  • Fortalecer o turismo de viagens de curta duração e para lugares próximos aos grandes centros urbanos;
  • Ampliar o prazo das medidas governamentais adotadas durante a pandemia;
  • Prover mecanismos de liquidez para a cadeia do setor, buscando garantias pela projeção de grandes empresas;
  • Prover produtos financeiros para a sobrevivência da cadeia do turismo, com prioridade às PMEs (Pequenas e médias empresas);
  • Disseminar as melhores práticas sobre produtos turísticos para as diferentes regiões, destinos, rotas e roteiros turísticos do Brasil;
  • Incentivar a adoção de “Calendário de Eventos” adaptado à realidade de cada região;
  • Desenvolver mecanismos de investimentos para promoção do setor priorizando
  • hospedagem e lazer;
  • Certificar os estabelecimentos dos principais destinos turísticos com protocolos e selos.

Consulte a Harus para saber mais sobre os nossos produtos e serviços! E, se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus contatos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Open chat
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?