Você provavelmente ouviu falar sobre a Coreia do Sul nos últimos anos. O país asiático vem ganhando a atenção dos brasileiros em razão de sua produção audiovisual – em especial os K-dramas e o K-pop. Mas, ainda que sejam expressões importantes da cultura local, elas não são os únicos atributos da nação sul-coreana.
Se o país ainda não faz parte da sua lista de desejos turísticos, separamos cinco motivos que podem fazer você mudar de ideia e incluí-lo como seu próximo destino. Confira!
1- Gastronomia
Uma das principais características da culinária sul-coreana são as especiarias, tornando a culinária rica em sabores. A malagueta, por exemplo, é a base do gochujang, um molho utilizado em diversos pratos. Um dos pratos mais famosos é o kimchi, feito com hortaliças e condimentos em conserva. Além do sabor marcante (apimentado, devido à fermentação), é rico em propriedades probióticas e nutrientes.
Já o Korean BBQ é, como o nome diz, a versão coreana do churrasco. Nos restaurantes que servem o churrasco, as mesas têm um grill onde os clientes preparam a própria carne, normalmente bovina, suína ou aves. Os acompanhamentos também ficam dispostos na mesa para que cada um faça a combinação que preferir.
2- Modernidade e história
A Coreia do Sul possui mais de 5.000 anos de história e isso é refletido nas ruas da capital, Seul. Na cidade, o turista encontra a mistura de modernidade e história, já que abriga edifícios como a Lotte Seoul Sky Tower, que é o 5º mais alto do mundo, e palácios como o Gyeongbokgung, o maior do país, e o Jongmyo Shrine, considerado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.
Ou seja, é um lugar onde os amantes de história podem conhecer a fundo a história do país, com elementos de memória da Guerra das Coreias, mas que também reúne estruturas modernas que abrigam as principais empresas sul-coreanas, que tornam a nação um polo de tecnologia e inovação.
3- Segurança
Os turistas podem ficar tranquilos, pois a Coreia do Sul é um dos países mais seguros do mundo. Exemplo disso é que é comum ouvir relatos de pessoas que esqueceram algum objeto em um espaço público e ele ainda estava lá quando voltaram para buscar no dia seguinte.
4- Fácil locomoção
Locomover-se pelo país sem veículo próprio é tranquilo, uma vez que o metrô de Seul é um dos mais extensos do mundo, com mais de 287 quilômetros e 293 estações. Já os ônibus param obrigatoriamente em todos os pontos e são uma alternativa prática para chegar a determinados destinos.
Pegar táxi também é fácil, e eles são relativamente baratos para os parâmetros brasileiros. Inclusive, existe também o táxi guia turístico, em que os taxistas falam inglês para facilitar a comunicação. Eles normalmente estão disponíveis próximos a pontos de interesse dos viajantes.
5- Sustentabilidade
A Coreia do Sul é referência quando o tema é sustentabilidade. Por exemplo, 90% dos restos de comida que a população produz são reaproveitados por meio de um sistema de compostagem, transformando o que iria para o lixo em insumos para ração animal, fertilizante e combustível para aquecimento de residências. E a reciclagem já faz parte da rotina de moradores e estabelecimentos comerciais.
Além disso, a mobilidade urbana é invejável. O sistema de transporte público foi desenvolvido para ligar a capital às principais regiões do país, facilitando a locomoção dos trabalhadores, que não precisam recorrer a carros particulares.
Para se tornar mais verde, Seul apostou no conceito de evaporação do tráfego, em que, ao retirar ou limitar a circulação de carros em uma via, o contingente de veículos desaparece em vez de ir para as vias adjacentes. Graças ao sistema sólido de transporte público, isso foi o que aconteceu após a desativação do viaduto do Rio Cheonggyecheon, que era uma das principais vias da cidade.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!