A nova onda de wellness na hotelaria

Desde a pandemia, o well-being se tornou um dos pilares centrais da hotelaria. A busca crescente por um estilo de vida mais equilibrado e saudável, impulsionada por movimentos globais em prol da longevidade e da saúde mental, tem transformado a maneira como os hóspedes escolhem seus destinos e meios de hospedagem.

Os empreendimentos com experiências voltadas para o wellness atraem mais clientes, além de terem mais chances de fidelizá-los e se destacar no mercado. Esse movimento, contudo, está em constante transformação, e é preciso estar atento às novas demandas dos clientes para prestar um serviço de excelência.

Wellness como diferencial

Os hóspedes estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar do corpo e da mente, o que se reflete na busca por serviços que integrem a atenção a ambos. A integração de atividades como yoga, meditação e spa, assim como o cuidado integral à saúde, às experiências de hospedagem se tornaram um diferencial – e quase um must-have.

Os meios de hospedagem que oferecem cardápios focados em alimentação balanceada, programas de detox digital e atividades ao ar livre têm conquistado o público que valoriza conforto e bem-estar, além daqueles que procuram uma experiência única para mudar o estilo de vida.

Luxo e personalização

A combinação de wellness e luxo vêm ganhando ainda mais espaço na hotelaria, já que alguns hóspedes buscam não apenas um refúgio, mas também uma experiência cinco estrelas. Meios de hospedagem ao redor do mundo têm investido em instalações de ponta, como spas com tratamentos personalizados, amenities de luxo e academias completas com personal trainer à disposição.

A meta é longevidade

Outro aspecto que tem impulsionado o wellness na hotelaria é o foco na longevidade. Viagens voltadas a melhorar a saúde física, prevenir doenças e fortalecer a saúde mental são cada vez mais procuradas.
Em alguns meios de hospedagem, há uma equipe médica que faz um diagnóstico completo da saúde do hóspede, indicando tratamentos e rotinas – como exercícios físicos, alimentação balanceada e exclusão de hábitos prejudiciais, como tabagismo – que previnem doenças e melhoram a qualidade de vida quando adotadas no cotidiano.

Em uma pesquisa de tendências para 2025, o Booking.com chamou o movimento de “passaporte para a imortalidade”. Segundo o levantamento, 87% dos viajantes brasileiros buscam novas atividades de bem-estar que possam incorporar ao dia a dia, conforme se reconectam com uma versão mais equilibrada de si mesmos. Já 78% dos turistas se interessam por um retiro de longevidade.

Wellness veio para ficar

O wellness na hotelaria não é uma tendência passageira. O que está mudando são as demandas, que estão cada vez mais focadas na saúde e não apenas no relaxamento pontual. Assim, os meios de hospedagem devem se adequar para criar e melhorar serviços focados no bem-estar da mente e do corpo.

Os empreendimentos que souberem prestar um atendimento de qualidade voltado para essas novas demandas irão se destacar. Ao contrário do turista que viaja para conhecer novos lugares e raramente repete destinos, o viajante em busca de um refúgio tende a voltar periodicamente caso goste da experiência.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!

Share:

Stay up to date with all the news that Harus offers for the hospitality sector.

Register and receive our content first hand!

read more

en_US

LET'S KEEP IN TOUCH

REGISTER AND BE THE FIRST TO KNOW ABOUT OUR LATEST RELEASES AND EXCLUSIVE EVENTS.

Search
Hello! All good? How can I help you?