Em um cenário em que as redes sociais são uma das principais fontes de inspiração para viajantes, o marketing de influência se consolidou como uma ferramenta que pode ser muito vantajosa para o setor hoteleiro. Parcerias com criadores de conteúdo podem ampliar a visibilidade, gerar credibilidade e atrair novos hóspedes. No entanto, antes de investir, é preciso entender se essa é a melhor estratégia para o meio de hospedagem.
A verdade é que não existe uma fórmula pronta. O sucesso de uma campanha com influenciadores depende de planejamento, alinhamento e autenticidade. Continue lendo para entender quando esse recurso é vantajoso para a hotelaria.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia que envolve a parceria entre uma marca e um criador de conteúdo digital. O objetivo é que essa pessoa, que possui uma audiência fiel e engajada, utilize sua credibilidade para apresentar e recomendar produtos, serviços ou experiências. Diferentemente da publicidade tradicional, a vantagem está na conexão que o influenciador já construiu com seus seguidores, aumentando a credibilidade da divulgação.
Os meios de hospedagem que cogitam investir em marketing de influência, mas ainda não sabem se essa é a melhor estratégia, podem se fazer quatro perguntas:
1- Quais são seus objetivos?
O primeiro passo é definir os objetivos da ação. O marketing de influência pode servir a vários propósitos, entre eles:
- Aumentar o reconhecimento da marca de hotéis novos ou que passaram por um reposicionamento;
- Alcançar um novo nicho;
- Promover um serviço específico, como um novo restaurante, serviços de spa ou uma programação de eventos;
- Gerar novas reservas em determinado período, como na baixa temporada.
Definir o objetivo principal ajudará a selecionar o perfil de influenciador correto e a melhor estratégia para a campanha. Alguns casos podem exigir, por exemplo, a disponibilização de um cupom de desconto para os seguidores do influenciador.
2- Você conhece o perfil do seu hóspede ideal?
Na prática, não adianta fechar uma parceria com um criador de conteúdo focado em viagens de luxo se o hotel tem um perfil mais executivo ou familiar. Portanto, é essencial conhecer o público-alvo do meio de hospedagem e contratar um influenciador cujo nicho esteja em sinergia.
- Para ter clareza sobre o hóspede ideal, responda a algumas perguntas:
- Quais são os interesses e o poder aquisitivo do meu hóspede ideal?
- Em quem ou onde ele busca inspiração antes de viajar?
- Quando ou com que frequência ele se hospeda em um hotel como o meu?
- Ele viaja a lazer ou a trabalho?
- Com quem ele viaja?
3- Seu meio de hospedagem tem a estrutura adequada?
Influenciadores digitais dependem de conteúdo visualmente atraente e de experiências que gerem boas histórias. Por isso, é preciso avaliar honestamente o que o hotel tem a oferecer que se destaque nas redes sociais. Pode ser uma vista deslumbrante, uma arquitetura única ou um prato exclusivo no restaurante. E lembre-se: um serviço impecável é primordial.
Os detalhes fazem toda a diferença para criar uma jornada “instagramável”. A experiência do hóspede começa no momento em que ele entra no quarto. Amenities de qualidade, por exemplo, não são apenas um item de conforto, mas um diferencial que demonstra cuidado e sofisticação. Uma linha de produtos com fragrância marcante, embalagens elegantes ou parceria com uma marca renomada contribui para a percepção do seu hotel.
Como escolher um influenciador
Se, depois de analisar os pontos acima, o gestor decidir seguir com essa estratégia, é preciso saber como escolher o criador de conteúdo ideal. Um dos maiores erros ao investir em marketing de influência é focar exclusivamente no tamanho da audiência. Entretanto, o influenciador ideal nem sempre é aquele com mais seguidores, mas aquele cujo público e estilo de vida se conectam genuinamente com a proposta do hotel.
Uma parceria de sucesso acontece quando a recomendação soa natural e não como uma publicidade forçada. Muitas vezes, microinfluenciadores – com um público menor, porém extremamente nichado e engajado – podem gerar resultados mais expressivos. A escolha deve ser baseada na sinergia e na capacidade do criador de conteúdo de traduzir a essência do meio de hospedagem para a sua comunidade.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio? Cadastre-se na newsletter da Harus!




