Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Turismo de sol e praia: conheça 5 praias brasileiras com opções que vão além do banho de mar

O Brasil tem 8,5 mil quilômetros de litoral. Não à toa, as praias são as principais atrações turísticas do país: sete dos dez destinos nacionais mais procurados em 2022 foram cidades litorâneas, segundo levantamento do Decolar.com. Porém, engana-se quem pensa que os municípios praianos oferecem “apenas” areia e mar.

O Ministério do Turismo define que o turismo de sol e praia é constituído por atividades relacionadas à “recreação, entretenimento ou descanso em praias em função da presença conjunta de água, sol e calor”. Assim, além do banho de mar e descanso na areia, esse tipo de turismo também inclui práticas como surf, windsurf, mergulho, atividades náuticas e esportes recreativos.

Atualmente, as cidades litorâneas investem na diversificação de atividades para atrair turistas de vários perfis, combinando belas paisagens, descanso e diversão. Confira cinco praias brasileiras com opções para se divertir além do banho de mar:

1- Praia da Baía dos Golfinhos (RN)
A Praia da Baía dos Golfinhos fica em Pipa, no Rio Grande do Norte. Ela é popular devido à facilidade de avistar os animais que dão nome ao local. Tanto que uma das principais atrações é o passeio de lancha que leva os visitantes aos pontos mais indicados para observar golfinhos. Nos períodos de maré baixa, é possível até nadar com eles.

2- Praia da Baía dos Porcos (PE)
Em Fernando de Noronha (PE), a Praia da Baía dos Porcos é considerada o melhor ponto de mergulho livre da ilha. As águas cristalinas, que também recebem a visita de tartarugas, favorecem a prática de snorkel – um tipo de mergulho em águas rasas.

3- Praia da Joaquina (SC)
As ondas fortes e longas tornam a Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), o destino ideal para quem gosta de surf. Inclusive, o local recebe campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. Além disso, os turistas podem praticar sandboard, no qual a pessoa desce pelas dunas que cercam a praia em uma prancha similar à do snowboard.

4- Praia do Farol (RJ)
A Praia do Farol, em Arraial do Cabo (RJ), é considerada um dos melhores lugares para passeio de barco no Brasil. Normalmente, o trajeto também inclui as prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno, além da Gruta Azul. Trata-se de um roteiro de águas cristalinas que permite a observação de animais marinhos como golfinhos e baleias jubartes.

5- Praia da Preguiça (BA)
Para quem gosta de praticar esportes mais tranquilos, a Praia da Preguiça, em Salvador, na Bahia, é o destino certo. A água do mar é calma, sendo favorável à prática do stand up paddle – em que a pessoa fica em pé em uma prancha flutuante, similar à usada no surf, e usa um remo para se impulsionar pela água – e de canoagem, que já tiveram torneios regionais sediados no local.

Quer ficar por dentro das principais tendências da hospitalidade e do turismo? Cadastre-se na newsletter da Harus!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

pt_BR
Rolar para cima

VAMOS MANTER CONTATO

CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A SABER SOBRE NOSSOS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS E EVENTOS EXCLUSIVOS.

Pesquisar
Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?