O Brasil é multicultural e sua vastidão territorial permite que o país conte com diversas possibilidades de turismo. Para os amantes de chocolate, por exemplo, existem cidades que unem a produção artesanal do doce com belas paisagens, atividades culturais e muita história.
E os fãs de chocolate no país não são poucos! A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) estima que os brasileiros consumiram 3,9 kg de chocolate per capita em 2023 – formando um mercado que, segundo o Euromonitor, movimenta R$ 25 bilhões anuais. Além disso, o país é o 7º maior produtor de cacau do mundo.
Várias regiões vêm se destacando por transformar o cacau em chocolates finos, atraindo turistas que buscam degustar e conhecer mais sobre o processo produtivo. A seguir, conheça cinco cidades brasileiras onde o chocolate é a principal atração.
1- Gramado (RS)
Na Serra Gaúcha, Gramado oferece uma experiência completa para quem aprecia chocolates de alta qualidade, produzidos de maneira artesanal com técnicas que combinam receitas clássicas e inovação. A cidade reúne lojas temáticas, eventos e museus dedicados às delícias achocolatadas. Lá, também é possível conhecer a produção de algumas marcas regionais.
Durante o inverno, época em que o município recebe mais turistas devido ao clima frio e aos ares europeus, Gramado fica ainda mais atrativa para os chocólatras – com fondue, chocolate quente e outras sobremesas que usam como base o chocolate produzido localmente.
2- Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira (SP), possui tradição na produção de chocolates artesanais, que conquistam turistas de todas as partes. As fábricas locais utilizam cacau de alta qualidade para criar bombons, barras e outras delícias. No inverno, quando o turismo na cidade é mais intenso, assim como em Gramado, o chocolate quente e as fondues ganham destaque, tornando a experiência gastronômica ainda mais completa.
3- Costa do Cacau (BA)
A Costa do Cacau, no sul da Bahia, é uma das regiões mais importantes do país para o cultivo de cacau. Junto com o Pará, o estado baiano concentra 90% da produção brasileira da fruta. Entre as cidades de destaque, estão Ilhéus e Itacaré, com fazendas que abastecem o mercado nacional, mas também exportam amêndoas para a produção de chocolates em todo o mundo.
Na região, é possível fazer roteiros que incluem visitas a fazendas de cacau, onde os turistas podem acompanhar o cultivo da fruta e a fabricação do chocolate, além de experimentar o autêntico chocolate de origem.
4- Ilha do Combu (PA)
No Pará, a Ilha do Combu é conhecida pelo cultivo do cacau amazônico com características únicas devido ao clima e ao solo da região. Assim, os chocolates que o usam como matéria-prima possuem um sabor intenso diferenciado.
Na ilha, os visitantes podem conhecer de perto o processo artesanal de fabricação de chocolate, incluindo visitas às plantações e oficinas que mostram como o cacau amazônico é transformado. A sustentabilidade está no foco da produção local, que respeita o meio ambiente e apoia as comunidades ribeirinhas.
5- Petrópolis (RJ)
A cidade imperial de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, é muito conhecida pela carga histórica. Porém, também possui o chocolate como um de seus atrativos, contando com lojas especializadas em chocolates artesanais.
Durante a Páscoa e outros eventos sazonais, o chocolate ganha destaque em feiras e eventos gastronômicos que movimentam a cidade. O clima fresco e o charme do Brasil Imperial tornam a experiência ainda mais especial.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!