É hora de planejar o fim do ano: conheça 5 destinos nacionais em alta neste verão

Compartilhe:

O inverno ainda nem acabou, mas já é hora de começar a pensar no verão 2022/2023. Isso porque planejar a viagem com antecedência permite que o viajante pesquise os melhores preços e tenha a chance de reservar o melhor hotel para suas necessidades.

Se você está sem ideia de onde ir, separamos 5 destinos nacionais, de Norte a Sul, em alta neste verão! Vejas as opções e comece a planejar sua viagem:

1- Alter do Chão (PA)
A vila de Alter do Chão, no Pará, ganhou notoriedade mundial após ser eleita um dos mais belos destinos entre as praias do Brasil pelo jornal britânico The Guardian. O diferencial são as praias paradisíacas de água doce, banhadas pelos rios Tapajós e Arapiuns, cercadas pela floresta amazônica. É indicada para viajantes de todas as idades, pois é uma região de fácil acesso por meio do aeroporto de Santarém, de onde saem voos diários até a vila.

Justamente por estar cercada pela mata, as estações não funcionam como no restante do país. Então, a melhor época para visitar Alter do Chão e curtir suas praias é no verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro. Entre janeiro e julho, é a temporada de chuvas, mais indicada para quem deseja passear de barco em meio à vegetação nativa.

2- Jalapão (TO)
O Jalapão, no Tocantins, tem se tornado o queridinho dos amantes do ecoturismo. Trata-se de uma área do Cerrado que engloba quatro municípios e mais de 34 mil km² de área de preservação – é o maior bloco de vegetação nativa remanescente do Brasil –, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. É uma região com dunas, cachoeiras, trilhas e diversas atrações em meio à natureza, portanto, o ideal é contratar um guia local.

O destino não é indicado para todo mundo, uma vez que requer percorrer longos trajetos via terrestre e, em algumas situações, até mesmo acampar. Porém, o “perrengue” vale a pena devido às paisagens e atrações de tirar o fôlego, como rafting pela Cachoeira da Velha, banho na Cachoeira do Formiga e pôr do sol nas dunas do Parque Estadual do Jalapão. Lá, faz calor o ano todo, mas há sempre um rio ou um fervedouro para se refrescar.

3- Praia Grande (SC)
Na toada do ecoturismo, Praia Grande, em Santa Catarina, está ganhando cada dia mais adeptos. Apesar do nome, não se trata de uma região litorânea, mas de paisagens naturais famosas pelos cânions, que são a principal atração da cidade. Os parques Nacional de Aparados da Serra e Nacional da Serra Geral são os principais pontos turísticos do município.
Além de aproveitar para tomar um banho de cachoeira, os visitantes podem fazer trilha, passeio de balão, rapel, cavalgadas, canionismo e passeio de quadriciclo, sempre acompanhados de guias locais. Outro destaque da cidade é a rede hoteleira, que conta desde pousadas a hotéis de luxo. Embora seja distante da capital catarinense, é fácil chegar de carro à Praia Grande.

4- Ubatuba (SP)
Quem procura por areia, mar e natureza deve visitar Ubatuba, um dos destinos mais bem preservados da Serra do Mar, no litoral de São Paulo. São mais de 100 praias, com opções paradisíacas e badaladas, além de atividades em meio ao verde da Mata Atlântica, a exemplo de trilhas com diversos níveis de dificuldade, um centro histórico com arquitetura ‘instagramável’, e passeio de lancha ou escuna.

Outro passeio que atrai milhares de visitantes é a Ilha Anchieta, que tem 826 hectares e conta com as Ruínas do Presídio e um museu que conta a história do local, que era uma colônia penal até 1955. Hoje, é uma área de proteção ambiental com praias de areia branca e mar azul. Inclusive, Ubatuba é uma das poucas cidades brasileiras que permitem animais em suas praias.

5- Maceió (AL)
Uma pesquisa do Hurb indicou que Maceió, em Alagoas, é um dos destinos mais procurados em 2022 e para 2023. Conhecida como “Caribe brasileira”, a capital tem clima de interior. Além da areia clara e mar verde, a cidade oferece uma ótima estrutura hoteleira, de restaurantes e de passeios para toda a família. Um dos principais destaques são as piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais.

Além das praias, o município têm um centro histórico com diversas igrejas de arquitetura colonial ou neoclássica, o Museu Palácio Floriano Peixoto, que é a antiga sede do governo do estado, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, e o Teatro Deodoro, com arquitetura neoclássica de 1910, e que recebe até hoje peças teatrais, apresentações musicais e outros eventos.

E aí, já escolheu seu destino para este verão? Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus contatos!

Compartilhe:

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

en_US

LET'S KEEP IN TOUCH

REGISTER AND BE THE FIRST TO KNOW ABOUT OUR LATEST RELEASES AND EXCLUSIVE EVENTS.

Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?