A temporada mais quente do ano está chegando! Ainda que o Brasil seja conhecido por suas praias exuberantes, o país conta com destinos que agradam todos os tipos de viajantes. Então, se você ainda não planejou sua viagem para o próximo verão, veja cinco destinos que estão em alta – e confira, ainda, dicas sobre as melhores atrações em cada uma deles!
1- Recife (PE)
A capital pernambucana é um destino que alia história e cultura. Inclusive, segundo pesquisa da plataforma Kayak, é o destino brasileiro mais procurado para o verão 2024-2025.
O bairro conhecido como Recife Antigo possui arquitetura do início dos anos 1900 e atrações que rendem um dia inteiro de passeio, tais como a Praça do Marco Zero, o Palácio do Comércio e a Caixa Cultural, além do Centro de Artesanato de Pernambuco – onde os turistas podem adquirir peças únicas de recordação da cidade – e dos Armazéns do Porto, com bares e restaurantes diversos.
Recife também é recheado de museus, tais como o Instituto Ricardo Brennand, também chamado de Castelo de Brennand, composto por museu, pinacoteca e galeria de exposições temporárias, e o Museu da Cidade do Recife, com fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos que representam a história recifense a partir do século 17.
Além disso, a cidade está a poucos quilômetros de Olinda e Porto de Galinhas, que são uma atração à parte.
2- João Pessoa (PB)
Escolhida pelo Booking.com como um dos destinos mundiais que serão tendência em 2025 (e o único brasileiro do ranking!), João Pessoa é rica em história, cultura e belezas naturais. Fundada em 1585, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Não à toa, o Centro Histórico é uma das paradas obrigatórias de todo turista.
Lá, é possível conhecer o Centro Cultural São Francisco, que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio e um Museu de Arte Sacra, o Mosteiro de São Bento, construído pelos monges Beneditinos, e a Praça Antenor Navarro, que abriga sobrados coloridos que misturam o clássico, o barroco e o neogótico.
Entre as praias da capital paraibana, a de Tambaú é uma das mais famosas, com águas mornas e a vista do pôr do sol deslumbrante. De lá, saem catamarãs para as piscinas naturais de Picãozinho, onde é possível flutuar nas águas claras e mornas para ver os peixinhos coloridos.
Para quem gosta de natureza, a Estação Cabo Branco, projetada por Oscar Niemeyer, oferece um centro cultural com uma vista panorâmica da cidade. Já no Mercado de Artesanato, é possível comprar lembranças típicas e experimentar a culinária local, como a carne de sol com macaxeira.
3- Maceió (AL)
Maceió, capital do Alagoas, é um destino imperdível para quem busca praias paradisíacas. A Praia do Francês é uma das mais procuradas devido às águas cristalinas e boas para surfe, fazendo parte do calendário nacional do esporte.
Por sua vez, a Praia do Gunga tem águas calmas, mas igualmente cristalinas. Ela é cercada por coqueiros e recheada de belezas naturais, como as falésias. A dica é fazer um passeio de buggy para se aventurar e conhecer toda a beleza que o local oferece.
No centro da cidade, o Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto, antiga sede do governo alagoano, proporciona um mergulho na história local. O acervo conta com mobiliário dos séculos 19 e 20, prataria, cristais e objetos decorativos, além de quadros de pintores do estado.
A culinária é outro destaque do município. O turista não pode ir embora sem experimentar os famosos caldo de sururu, moqueca de frutos do mar, tapioca alagoana e pudim de tapioca.
4- Belo Horizonte (MG)
Ainda que não esteja entre os principais destinos que vem à cabeça quando pensamos no verão, Belo Horizonte é uma boa escolha para quem gosta de sol, cultura e gastronomia, mas não faz questão de praia. Afinal, as passagens de avião para a capital mineira estão entre as mais baratas para a temporada de 2024-2025, segundo a pesquisa da Kayak.
Por lá, o viajante poderá conhecer locais como a Praça da Liberdade, um patrimônio histórico e cultural da região que conta com um amplo e bonito espaço verde. Ela é cercada pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), pelo Museu de Minas e Metal e pelo Memorial Minas Gerais, além de outros prédios governamentais.
Já o Mirante das Mangabeiras é uma excelente opção para caminhadas e contato com a flora local, proporcionando uma bela vista da paisagem montanhosa da região. No Mercado Central, o turista pode experimentar e comprar delícias mineiras, a exemplo de queijos e pão de queijo.
Os amantes de arte não podem perder o Museu de Arte da Pampulha, que possui obras de Oscar Niemeyer, e a Igrejinha da Pampulha, projetada pelo mesmo arquiteto, com painéis feitos por Portinari e jardins de Burle Marx.
Para quem gosta da vida noturna e de comer bem, o bairro Savassi oferece bares e restaurantes com um clima descontraído e comida típica mineira.
5- Macapá (AP)
Capital do Amapá, Macapá oferece atividades culturais, históricas e de contato com a natureza. E os brasileiros estão cada vez mais interessados nos destinos da Região Norte – de acordo com a Kayak, a busca por passagens para visitar a cidade durante o próximo verão subiu 91%.
O Marco Zero do Equador, onde passa a linha do Equador, é uma das principais atrações. O Monumento do Marco Zero rende bons registros fotográficos em um dos poucos locais do mundo onde uma pessoa pode estar em dois hemisférios ao mesmo tempo.
A Fortaleza de São José de Macapá é outro ponto turístico imperdível. Ela foi construída no século 18 e tem vista panorâmica para o Rio Amazonas. Possui arquitetura militar colonial, transportando os visitantes para uma viagem no tempo.
O Trapiche Eliezer Levy fica na Orla Macapá, área à beira do Rio Amazonas muito utilizada para caminhadas e apreciação do pôr do sol. O trapiche de madeira se estende pelo rio e fornece uma vista única da cidade e das águas do maior rio em vazão do mundo.
Para os amantes da natureza, o Bioparque de Macapá oferece contemplação da fauna e flora amazônica, trilhas e educação ambiental. São 107 hectares de florestas dentro da área urbana, com diversas trilhas e atividades de ecotourism, como arvorismo, tirolesa e trilha suspensa.
A gastronomia também é imperdível, com pratos típicos como o tacacá, caruru e o açaí, que é consumido com peixe frito pelos macapaenses.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!