Destination wedding: o que é e como seu hotel deve se preparar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nos últimos anos, um novo modelo de casamento tem ganhado espaço entre os casais que buscam originalidade no dia do “sim”. Trata-se do destination wedding, em que os noivos escolhem uma cidade – ou até mesmo país – para celebrar a união. Não há regras quanto à escolha do destino, que pode ser um local com algum significado para o relacionamento ou, simplesmente, um lugar que ambos gostem, como praia ou campo.

O destination wedding promove uma experiência única não apenas para os noivos, mas também para os convidados. A lista, inclusive, tende a ser menor em eventos como esses, já os custos ou as demandas para comparecer aumentam. A celebração pode incluir um jantar ou drinks na noite que antecede a cerimônia, a própria celebração e a festa, e, no dia seguinte, um café da manhã ou almoço de despedida.

Os hotéis devem estar preparados para receber tais eventos, uma vez que a ocasião é uma oportunidade para atrair e conquistar novos clientes, além de aumentar a ocupação na baixa temporada. O ideal é oferecer aos noivos pacotes que incluem a experiência completa, como a cerimônia, as refeições e a hospedagem para o casal, familiares e amigos próximos. Veja algumas dicas:

Tenha um lugar para a cerimônia e a festa

Antes de mais nada, é necessário que o hotel tenha um espaço atrativo para a cerimônia de casamento, afinal, quem procura o destination wedding está em busca de um lugar original. Se o seu estabelecimento está localizado à beira mar ou é cercado por construções históricas, já é uma vantagem. Se esse não for o caso, vale investir na criação de um espaço voltado para casamentos. Pense em um diferencial que possa atrair os pombinhos.

Pode ser, por exemplo, um salão de festas com vista panorâmica para alguma cidade, cachoeira ou parque, um jardim caprichado ou uma capela. Atualmente, há hotéis que oferecem um espaço ao ar livre para a cerimônia e um fechado para a festa. É importante lembrar que o estabelecimento precisa acomodar a troca de alianças e a celebração que irá ocorrer depois, seja uma ‘festança’, no esquema de balada, ou um jantar formal.

Já que normalmente o casal não mora na cidade ou sequer está próximo para contratar serviços de buffet e decoração para o casamento, oferecer esses serviços como adicionais ou até mesmo inclusos no pacote é um diferencial. Assim, o casal ganha com a facilidade de não precisar negociar com fornecedores desconhecidos ou que estão distantes de onde moram.

Antes, durante e depois

Conforme mencionado, o destination wedding vai além da cerimônia do casamento em si e pode incluir experiências antes e depois da troca de alianças. O hotel que oferece outras atividades, como refeições, passeios e spa, no dia e nas horas que antecedem o “sim” acabam se destacando. É importante lembrar que as opções devem contemplar casal e convidados, ainda que algumas possam ser exclusivas para os pombinhos ou pombinhas.

Considerando um casamento na tarde de um sábado, a sugestão é disponibilizar um jantar ou uma noite de drinks, no ritmo de festa, para noivos e convidados próximos. No dia seguinte, pela manhã, um café da manhã ou brunch antes do casamento e, para o casal, dia da noiva e/ou do noivo. No domingo, pela manhã, o ideal é oferecer um café da manhã ou brunch de despedida entre os noivos e os padrinhos.

Quando um casamento é realizado em um hotel, é natural que o casal, os familiares e pelo menos alguns amigos mais próximos acabem se hospedando no mesmo lugar. Por esse motivo, a festa costuma ir até mais tarde, já que não há a necessidade do deslocamento de volta. Então, é necessário ter opções de serviços que contemplem as diversas horas de festa, como lanche da madrugada e mesa do café.

Pacotes de hospedagem

Principalmente se o casamento for realizado durante a baixa temporada, vale apostar em pacotes que incluem a hospedagem do casal, com todas mordomias de uma estadia de núpcias, e de convidados que os noivos selecionarem. Hoje, o mais comum é que os pais e os padrinhos fiquem hospedados no mesmo hotel, podendo desfrutar de atividades únicas antes e depois da celebração.

Lembre-se de que mesmo que o seu hotel não tenha espaço suficiente para realizar a festa, se estiver em uma cidade com potencial para o destinations wedding, também vale o investimento em pacotes diferenciados para essas ocasiões. Neste caso, todos os serviços adicionais – festa pré-casamento, atividades turísticas rápidas e brunch no dia seguinte, por exemplo – podem ser oferecidos em pacotes especiais.

Consulte a Harus para saber mais sobre os nossos produtos e serviços! E, se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus contatos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades que a Harus oferece para o setor da hospitalidade.

Faça seu cadastro e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Leia mais

en_US

LET'S KEEP IN TOUCH

REGISTER AND BE THE FIRST TO KNOW ABOUT OUR LATEST RELEASES AND EXCLUSIVE EVENTS.

Olá! Tudo bem? Como posso te ajudar?