Ver o vídeo mais recente da viagem de um amigo, publicar uma foto do jantar do dia, conversar com os pais, ler e-mails de trabalho, pagar pelo cafezinho na padaria e fazer as compras no supermercado. Hoje em dia, todas essas atividades podem ser feitas por um smartphone, o que faz com que as pessoas passem horas conectadas – no Brazil, a média é de 5,4 horas em frente à tela do celular, segundo a data.ai.
Ainda que a conectividade facilite o cotidiano, seu excesso pode trazer alguns problemas, como a sensação de não estar presente de verdade em encontros entre amigos e aumento da ansiedade. Por isso, desconectar de vez em quando pode fazer bem para os relacionamentos e para si mesmo. E por que não fazer isso enquanto viaja?
Dicas para desconectar na próxima viagem
Passar alguns dias longe das redes sociais e das notificações constantes pode ajudar a estreitar laços familiares e entre amigos, ou ser um momento de relaxamento e conexão com si mesmo. Inclusive, uma pesquisa da Booking.com mostrou que 55% dos viajantes globais querem “se desconectar de tudo” em sua próxima viagem.
Mas o detox não precisa ser radical – um fim de semana longe das telas pode ser o suficiente. A seguir, separamos algumas dicas para quem deseja aproveitar a próxima viagem para fazer um detox digital. Confira!
- Crie regras com antecedência
Para uma desconexão efetiva durante suas viagens, comece estabelecendo regras claras antes de partir. Defina horários específicos para checar mensagens importantes, como apenas uma vez pela manhã e outra à noite. Configure o modo avião – ou repouso, para os celulares que oferecem essa opção – em períodos determinados e mantenha o equipamento guardado no restante do dia.
- Escolha bem as acomodações atividades
Procure uma acomodação que ofereça atividades ao ar livre e incentive a interação presencial entre os hóspedes. Optar por um meio de hospedagem em meio à natureza, até mesmo com sinal de internet limitado, e que ofereça serviços de spa, por exemplo, também podem tornar a experiência mais agradável.
- Registre a viagem no offline
Pode parecer irresistível publicar nas redes sociais ao conhecer um novo lugar com belas paisagens, gastronomia autêntica e atividades diferentes. A dica é não deixar de registrar as experiências, mas optar por meios offline, como um caderno de recordações e fotografia analógica.
Destinos ideais para desconectar
- Praia do Rosa, Santa Catarina
Localizada no litoral sul catarinense, a Praia do Rosa oferece um ambiente perfeito para o detox digital. Com paisagens preservadas, trilhas ecológicas e uma atmosfera boêmia, é um prato cheio para quem deseja relaxar. As pousadas locais frequentemente possuem sinal de internet limitado, incentivando a desconexão. As atividades incluem caminhadas pela praia, surf e contemplar o pôr do sol sem pressa.
- Chapada dos Veadeiros, Goiás
Este santuário ecológico no cerrado brasileiro é ideal para quem busca reconexão com a natureza. Com cachoeiras cristalinas, trilhas desafiadoras e uma energia única, a Chapada dos Veadeiros proporciona experiências únicas longe das distrações digitais. O contato direto com a natureza exuberante, banhos de cachoeira e a possibilidade de observar o céu sem poluição tornam este destino perfeito para uma pausa renovadora.
- São Francisco Xavier, São Paulo
Essa charmosa cidade serrana oferece clima de montanha, ar puro e um ritmo de vida mais lento. Com propriedades rurais que oferecem experiências gastronômicas autênticas e trilhas em meio à Mata Atlântica, São Francisco Xavier é ideal para famílias que desejam se reconectar.
É indicada também para quem gosta de esportes ao ar livre ou radicais, tais como rapel, tirolesa, rafting e mountain bike.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!