Com viajantes em busca de experiências cada vez mais personalizadas e imersivas, o setor hoteleiro vem criando novas modalidades para atendê-los. No Brasil, o barco-hotel é uma das novidades! Oficializado como meio de hospedagem em 2019 pelo Ministério do Turismo, ele já caiu no gosto de turistas brasileiros e estrangeiros que desejam uma viagem fora do comum.
Como funciona um barco-hotel
Como o nome sugere, o barco-hotel é uma embarcação adaptada para funcionar como um hotel, variando de pequenos barcos de luxo a grandes navios – no país, os primeiros são os mais comuns. Existem opções a partir de cinco suítes, podendo chegar a estruturas para até 50 pessoas.
A ideia é proporcionar aos hóspedes não apenas um lugar para dormir, mas também uma imersão no ecossistema local, prezando pela preservação da natureza e das comunidades ao redor. Atualmente, o meio de hospedagem está presente na região amazônica, circulando pelo rio Amazonas, e nos afluentes do Pantanal. As viagens duram em média cinco dias.
Além de oferecer uma vista exclusiva da fauna e da flora no chamado turismo de contemplação, os viajantes participam de atividades e desfrutam da culinária e da cultura regional.
Por que hospedar-se em um barco-hotel
Quem procura uma experiência única e memorável para a próxima viagem, principalmente os amantes da natureza, deve considerar um barco-hotel. Entre as vantagens da modalidade, estão:
- Contato com a natureza
Um dos principais diferenciais dos barcos-hotéis é a proximidade com a natureza. Acordar com uma vista panorâmica, acompanhar o nascer ou pôr do sol, ouvir o som dos animais e contemplar as belezas naturais são apenas algumas das experiências únicas que o hóspede pode ter a bordo.
- Mobilidade e flexibilidade
Diferentemente dos hotéis convencionais, um barco-hotel oferece mobilidade, permitindo que os turistas explorem várias paisagens e destinos sem precisar mudar a estadia – aliás, a movimentação para diferentes pontos no decorrer dos dias é um diferencial para quem gosta de pesca esportiva.
- Exclusividade e privacidade
Alguns barcos-hotéis são projetados para oferecer um ambiente privado. Com um número limitado de acomodações e áreas comuns, eles garantem uma experiência mais intimista. Justamente pelo número limitado de hóspedes, o serviço acaba sendo mais exclusivo e personalizado.
- Turismo de luxo
As alternativas de alto-padrão não apenas oferecem um serviço personalizado, mas também contam com comodidades, a exemplo de spa, piscina e hidromassagem, e chefs cinco estrelas para elevar a experiência dos viajantes.
Quer ficar por dentro das principais tendências do turismo e da hospitalidade para preparar o seu negócio e se destacar? Cadastre-se na newsletter da Harus!