Search
Close this search box.

5 pet friendly cities to visit in Brazil

Os animais estão cada dia mais integrados à rotina dos humanos – e inclui, é claro, as viagens de férias! Os números deixam clara a importância deste nicho para o turismo, sobretudo no mercado de hospedagem: só pelo Airbnb, mais de três milhões de pets viajaram com suas famílias entre novembro de 2021 e setembro de 2022.

No entanto, ainda que haja meios de hospedagem preparados para receber as pet families, também chamadas de famílias multiespécie, é preciso checar outros aspectos para saber se o destino é realmente pet friendly. Caso contrário, os viajantes correm o risco de não poder conhecer pontos turísticos e aproveitar a gastronomia devido às restrições impostas aos animais.

Então, separamos cinco dicas de cidades pet friendly para conhecer no Brasil. Confira:

1- Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão é um tradicional destino no inverno em São Paulo. Conhecida como “Suíça brasileira” devido à arquitetura, a cidade está a pouco mais de 150 km da capital e possui atrações para toda a família – ou seja, é uma opção para férias, feriados ou bate-volta no fim de semana.
Os pets são aceitos em diversos hotéis e na maioria dos restaurantes, das lojas e demais comércios. Além disso, eles são bem-vindos nos principais pontos turísticos, tais como Parque do Capivari, Parque Amantikir, Tarundu, Museu Felícia Leirner, Bosque do Silêncio e Morro do Elefante.

2- Gramado (RS)
Também com influências europeias e “queridinha” nas épocas mais frias, Gramado oferece atividades para toda a família, incluindo os membros de quatro patas. Ainda que eles não sejam aceitos nas chocolaterias (aliás, cuidado, os chocolates são tóxicos para cães e gatos!), são permitidos na maioria dos restaurantes e em vários meios de hospedagem.
Algumas atrações indicadas para as pet families são Le Jardin Parque de Lavanda (lavandário com espécies trazidas da França), Parque Olivas (reúne culinária típica, paisagens lindas e mini fazenda) e Parque do Lago Negro.

3- Rio de Janeiro (RJ)
A capital carioca já é um dos principais destinos turísticos do país e também é receptiva com os animais de estimação. Além dos meios de hospedagens, bares e restaurantes pet friendly, o município é um dos poucos que permite a presença deles em boa parte das praias, como Leblon, Grumari, Botafogo e Recreio. Eles também são bem-vindos no calçadão de Copacabana e Ipanema.

Outras atrações aceitam os turistas de quatro patas, a exemplo dos pedalinhos na Lagoa Rodrigo de Freitas e do Parque Municipal da Catacumba.

4- Fortaleza (CE)
Ainda para quem gosta de beach, Fortaleza, a capital do Ceará, é uma das mais indicadas para ir com os animais. A cidade conta com o Selo Fortaleza Pet Friendly, que indica quais estabelecimentos – meios de hospedagem, bares, restaurantes e outros comércios – estão preparados para recebê-los seguindo regras de higiene, bem-estar e segurança.

Os pets não são permitidos nas praias, mas podem permanecer nas barracas que possuem a certificação em locais como a Praia do Futuro. Por isso, é importante pesquisar com antecedência em quais praias há espaços desse tipo.

5- Brotas (SP)
Os grupos que gostam de ecotourism podem visitar Brotas, em São Paulo. A cidade tem trilhas, quedas d’água e cachoeiras que podem ser acessadas com os cães. Para humanos e animais que gostam de praticar esportes, também é possível fazer stand up paddle e rafting, dependendo do nível de água do dia.

O Parque dos Saltos, que tem mirante, trilhas acessíveis e queda d’água, e o Recanto das Cachoeiras, que conta com trilhas, opção de caminhadas e banho de rio ou cachoeira, são algumas atrações pet friendly do destino.

Want to stay up to date with the main hospitality and tourism tips? Sign up for the Harus newsletter!

Share:

Stay up to date with all the news that Harus offers for the hospitality sector.

Register and receive our content first hand!

read more

en_US
Scroll to Top

LET'S KEEP IN TOUCH

REGISTER AND BE THE FIRST TO KNOW ABOUT OUR LATEST RELEASES AND EXCLUSIVE EVENTS.

Search
Hello! All good? How can I help you?